Evento acontece no dia 10 de setembro, em São Paulo, com transmissão online para todo o país e programação dedicada às mudanças que estão impactando a locação e a administração de imóveis.
Profissionais que atuam com locação e administração de imóveis têm um encontro marcado na próxima semana. No dia 10 de setembro, São Paulo recebe uma nova edição do Congresso Brasileiro de Locação e Administração de Imóveis, reunindo corretores, gestores de imobiliárias, administradores e especialistas para um dia dedicado à atualização profissional. Quem estiver fora de São Paulo também poderá participar por meio da transmissão online para todo o Brasil.
O encontro acontece no auditório do SESCON-SP, na Avenida Tiradentes, 998, e chega em um momento de mudanças importantes para quem trabalha diariamente com locação. Reforma Tributária, avanço da Inteligência Artificial, gestão de dados, contratos, vistorias, locação por temporada e novas estratégias para ampliar a rentabilidade das carteiras estão entre os assuntos que ganharam espaço na programação.
Mais do que acompanhar tendências, a proposta é discutir situações que já fazem parte da rotina das imobiliárias e que podem interferir diretamente na segurança das operações e nos resultados do negócio.
Da Reforma Tributária à Inteligência Artificial
A programação percorre praticamente toda a jornada da locação. O dia começa discutindo um momento que muitas vezes recebe menos atenção: o encerramento do contrato. Emanuelly Araújo apresenta a palestra sobre como evitar conflitos e prejuízos na rescisão da locação. Na sequência, Teresa Freitas aborda os desafios e oportunidades da locação por temporada.
Questões jurídicas também terão espaço com Graziela Rosa, enquanto Everton de Oliveira tratará de um dos assuntos que mais despertam dúvidas atualmente entre profissionais e proprietários: Reforma Tributária e locação de imóveis. Carolina Pavão completa a programação da manhã falando sobre contratos de locação mais seguros e previsíveis.
Durante a tarde, Leticia Secco aborda a importância do laudo de vistoria; Ana Carolina Pessanha mostra caminhos para construir uma carteira de locação lucrativa; Diego Bonastre apresenta a palestra “Locação do Futuro: a era da IA e Gestão de Dados”; e Israel Brandão encerra sua participação discutindo estratégias de faturamento por meio das locações.
Além da programação presencial, haverá conteúdos online sobre captação de imóveis, vendas, divulgação e prevenção de problemas que aparecem durante a administração dos contratos.
Locação de imóveis ganha importância dentro das imobiliárias
O crescimento da complexidade da administração de imóveis também ajuda a explicar por que a atualização profissional se tornou tão importante.
Hoje, administrar uma carteira envolve muito mais do que encontrar um inquilino e receber o aluguel. O profissional precisa lidar com questões jurídicas, tributárias, garantias, vistorias, manutenção, relacionamento com proprietários, tecnologia, atendimento e gestão financeira.
Ao mesmo tempo, a locação começa a ser observada por mais corretores como uma forma de diversificar o negócio. Diferentemente da venda, que normalmente proporciona uma comissão pontual, uma carteira de imóveis administrados pode criar receita recorrente, mantendo o relacionamento entre imobiliária e proprietário durante anos.
Essa relação também pode gerar novas captações, indicações e até futuras vendas, fazendo com que a administração de imóveis assuma uma função estratégica dentro das imobiliárias.
Congresso não termina no dia 10 de setembro
Outro diferencial desta edição é que a capacitação não ficará restrita ao dia do evento. Os inscritos recebem acesso imediato às gravações das edições anteriores, realizadas em 2024 e 2025, além do conteúdo da edição de 2026.
Somente as gravações anteriores representam mais de 24 horas de conteúdo, segundo a organização. Somadas às aproximadamente 10 horas previstas para o dia do Congresso e aos conteúdos extras, o participante terá uma biblioteca com mais de 30 horas de capacitação sobre locação e administração de imóveis, disponível por um ano.
Isso também amplia a proposta da modalidade online. O profissional que estiver em qualquer região do país poderá acompanhar a edição de 2026 e posteriormente rever os conteúdos, assim como acessar as palestras dos anos anteriores.
Últimos dias para participar
Com a realização marcada para a próxima semana, o Congresso entra agora na reta final de inscrições.
O Congresso Brasileiro de Locação e Administração de Imóveis acontece em 10 de setembro, no SESCON-SP, em São Paulo, com participação presencial e transmissão online para todo o Brasil. A programação começa às 8h e segue durante todo o dia.
Para corretores de imóveis, gestores e equipes de locação, o encontro representa a possibilidade de concentrar em um único evento discussões que normalmente exigiriam diferentes cursos e treinamentos.
Em um mercado que passa por mudanças tributárias, jurídicas, tecnológicas e comportamentais, a próxima semana coloca São Paulo no centro de uma discussão cada vez mais relevante para o setor: como será a nova forma de trabalhar com locação e administração de imóveis no Brasil.
Confira a programação completa aqui e faça sua inscrição no Congresso Brasileiro de Locação de Imóveis.



