Sugestão para quem quer comprar imóveis sem auxílio de um corretor

Inicio este artigo escrevendo abaixo o que li num site que dizia no titulo:

“ DICAS PARA QUEM VAI COMPRAR UM IMÓVEL SEM CORRETOR”.

Por si só esse artigo  me deixou curioso em saber o que essas tal dicas poderia trazer de benefícios para possível comprador que busca um imóvel.

Mas antes de dar continuidade as “mazelas” que li, queria esclarecer algo. Muitas pessoas buscam a transação imobiliária, seja para vender ou comprar, direto com o proprietário ou através de sites “fajuto!”, sem auxílio de uma imobiliária ou corretor de imóveis. O primeiro ponto que gostaria de chamar atenção é o porquê das pessoas preferirem negociar direto, do que contratar um profissional especializado. Isso acontece porque as pessoas, no geral, ainda não enxergaram o valor do corretor de imóveis, acreditando que o mesmo só quer comissão ou que vai encarecer a transação. Vale lembrar que estas pessoas também não identificam os riscos de comprar um bem de alto valor como um imóvel, sem conhecimento e sem auxílio.

Vejamos abaixo a primeira dica do site que li, sobre não precisar o intermédio de um corretor. (Observe nas palavras que grifei).

“…a primeira dica é não se acomodar. Percorra a pé as regiões da cidade em que deseja se fixar, procure placas de “vende-se”, converse com os porteiro e pergunte aos amigos se há lugares no seu perfil disponível. Encare o processo como um misto de caça ao tesouro, investigação policial é uma prova de resistência de “reality show”.

E para piorar o artigo, o  termino é da seguinte forma (Veja as palavra que grifei)

Se a compra do imóvel sem corretor teve sucesso, a vantagem é ter economizado entre 6% e 8% do valor da venda em comissão para o corretor e só ter visto os apartamentos ou casas que realmente interessavam. Se, no meio do caminho, alguém mudou de ideia e a transação não chegou ao fim, a desvantagem de não ter um corretor é ter que começar a bater perna de novo em busca do lar ideal………”

Caros leitores, são dois estrofes do que li que não merece comentário. Deixo essa responsabilidade para vocês comentarem abaixo:

Comprar um imóvel, por si só, é uma situação que exige muita atenção do comprador. Afinal é um belo de alto valor, quem a maioria das pessoas só adquire apenas uma vez ao longo da vida. Porém, ao realizar esta compra direto com o proprietário do imóvel, os risco de que alguma coisa dê errado são muito grande. Já existem, inclusive, golpes comuns aplicado no mercado imobiliário, que acabam lesando compradores sem assessoria de uma imobiliária ou corretor de imóveis. Vale lembrar que, caso você esteja sendo assessorado por um “corretor de imóvel” que não possui o CRECI, este está realizando um ato ilícito e você também corre grandes chances de cair em um golpe.

Segue abaixo alguma dicas da importância de um corretor de imóvel numa transação imobiliária.

DOCUMENTAÇÃO:

Dificilmente uma pessoa leiga é capaz de solicitar e analisar a documentação de um imóvel de maneira correta. São vários tipos de documentos, e que podem causar confusão para quem não está preparado para interpretá-los. Para se ter uma ideia, existem diversos documentos diferentes e ainda tem a questão de analisar a autenticidade dos mesmos, pois falsificar um documento no Brasil, não é muito difícil para quem pretende dar um golpe: Veja alguma dela.

Certidão de Registro de Imóvel

Certidão Negativa da Justiça federal

Certidão de Distribuidor Cível

Certidão de Distribuidor Trabalhista

Todas acima servem para demonstrar que o proprietário não possui dividas ou processos que podem levar o imóvel a ser penhorado;

Certidão de débito do IPTU

Certidão de débito do condomínio

Certidão Negativa de Débito Previdenciários e Trabalhistas: deve ser pedida quando o imóvel vendido tem menos de cinco anos e diz respeito à construtora e não ao dono do imóvel.

Imagina para uma pessoa que não tem o conhecimento necessário lidar com todos estes e outros documento ?

VALOR DO IMÓVEL:

A questão do valor do imóvel em si, é um dos principais pontos que podem comprometer a transação imobiliária direto com o dono.  A negociação de um bem como um imóvel envolve detalhes que somente um corretor de imóveis devidamente habilitado poderá analisar: avaliar um bem apenas por base no que “o vizinho está pedindo” ou pelo que você viu em anúncios on-line não faz sentido. Cada imóvel tem seus pontos fortes e fracos e também suas particularidades.

As imobiliárias e os corretores têm o papel de instruir os proprietários, enquadrando o valor de acordo com o mercado, assim o comprador não paga mais do que ele vale, e o proprietário não fica com o imóvel encalhado por estar com preço acima do valor de mercado. Ao realizar a transação direto com o proprietário, ambos não tem o conhecimento necessário para avaliar e chegar no valor ideal.

CONCLUSÃO:

Os profissionais do mercado imobiliário existem justamente para assessorar as transações de compra e venda de imóveis. Estes profissionais estudaram e investiram para adquirir os conhecimentos necessários para fazer com que tudo ocorra da melhor forma possível. Por isso, não é aconselhável deixar de utilizar este serviço sob o motivo “economia”, pois em muitos casos, o proprietário e o comprador, estarão, na verdade, correndo riscos e tendo aborrecimentos que poderiam facilmente evitar.

Espero que este artigo seja útil na sua argumentação!

Compartilhe este texto em suas redes sociais e contribua para um mercado imobiliário mais profissional e reconhecido!

Se você quer deixar suas criticas e sugestões ou pretender contratar o CORRETOR E PALESTRANTE PAULO OLIVEIRA para a sua empresa e cidade é só entrar em contato através do email:paulocorretorjua@hotmail.com ou pelo telefone/whatsapp 

(88)9 9992 7132.

E se você quer participar do GRUPO DE WHATSAPP “CORRETORES MOTIVACIONAIS” é só solicitar través do whatsapp acima deixando seu nome, Creci e região que atua.

Gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário!