A internet e a tecnologia estão dominando todos os setores da sociedade: trabalho, financeiro, lazer, universitário, saúde e mais; com maior intensidade durante e após o período da pandemia de COVID-19, no ano de 2020 até a atualidade, impondo à uma adaptação à tecnologia e cada vez mais desenvolvendo possibilidades da mesma trabalhar para nós e conosco.
Os softwares são exemplos desse desenvolvimento da tecnologia e internet como um aliado ao trabalho e demais finalidades.
O que é e como funciona um software?
Software é um termo em inglês para um programa/plataforma de funcionalidades, suporte e ferramentas técnicas baseadas em instruções estabelecidas de acordo com a tecnologia, com o tipo de software utilizado e com a área de atuação.
Existem os mais variados tipos de softwares, que podem ser programados para realizarem as mais variadas funções, sendo basicamente um mecanismo programado para “trabalhar”. Podendo ser acessado por qualquer dispositivo tecnológico com acesso à internet: smartphones, computador, notebook, tablet, entre outros.
Basicamente, os softwares podem ser classificados como: software de aplicativo e software de sistema, isso varia de acordo com seu tipo de plataforma e programações.
O software de sistema oferece funções exigidas e programadas pelos usuários, como por exemplo os sistemas operacionais, jogos, drive, entre outros.
Enquanto o software de aplicativo oferece a possibilidade de realizar várias funções ao mesmo tempo, sendo mais simples na utilização e acessível, principalmente em smartphones, como: navegadores, redes sociais, aplicativos.
Com o desenvolvimento da tecnologia, cada vez mais estão sendo desenvolvidos softwares com ferramentas específicas, destinadas à auxiliar e até mesmo substituir funções manuais, facilitando, gerando economia, otimização de tempo e mais eficiência.
São programas de computador e demais tecnologias que comandam instruções e realizam funções de forma lógica, presente em quase todos os espaços.
Como escolher a melhor opção para software de gestão para condomínios? Conheça os benefícios!
As dúvidas que ficam são em como se organizar para investir e programar um software.
Esse serviço é um investimento que normalmente deve ser realizado pela própria equipe que o procura, sendo necessário adaptar e capacitar a equipe do condomínio, para que de fato o software ofereça corretamente seus serviços.
Comece definindo quais setores do condomínio estão inclusos no software; segurança, contabilidade, funcionários, contratos e outros.
Posteriormente, adapte a tecnologia e a equipe para realizar corretamente as programações e instruções para o software.
Para escolher a melhor plataforma, é importante realizar uma pesquisa de acordo com as necessidades estabelecidas, investimento disponibilizado e principalmente capacitação das tecnologias e equipe (aparelhos que suportem o programa).
Pesquisando as melhores opções do mercado e investindo no que será mais benéfico. Mas de fato, quais são os benefícios de um software para condomínios?
Investimento com resultados a curto prazo
O investimento em software pode até ser considerado elevado por se tratar de um programa de alta tecnologia, com a necessidade de preparar a equipe, entretanto, quando programado corretamente o mesmo pode gerar benefícios logo na primeira programação.
Margem de erro baixa
Por se tratar de um programa tecnológico, o mesmo possui sua programação estabelecida sem interferência e erros humanos, seguindo exatamente o que foi programado, com uma margem de erros baixíssima, garantindo maior eficiência em seus resultados.
Segurança nos dados de residentes, funcionários e demais informações legais
Um dos maiores benefícios de um software de gestão para condomínios é a eficiência em proteger dados e informações confidenciais, impondo uma “barreira” tecnológica que impede o acesso, compartilhamento e hacker de informações de residentes, funcionários e demais legalidades direcionadas.
Sendo até possível investir em softwares específicos para proteção desses dados.
Otimização do tempo
Por se tratar de uma plataforma que direciona tarefas e instruções já programadas, é possível economizar tempo, trabalho e disposição da equipe, já que o software será o responsável pelas funcionalidades que antes levariam mais tempo, organização e trabalho em equipe.
Softwares de segurança
Uma das maiores preocupações em condomínios é a segurança, por isso o investimento em softwares focados em vigilância, por empresas terceirizadas ou não, é uma aposta que possui resultados eficientes, podendo auxiliar em fiscalizar quem entra e sai, comunicação entre funcionários e residentes, comandos de segurança, captação de imagens e identidades, alarmes acionados, fiscalização de situações suspeitas, entre outros casos.
Um software de segurança é trazer todos os benefícios de um software de gestão para a segurança e proteção do condomínio.
É uma forma de economizar os gastos
Devido ao fato do software economizar tempo, equipe e otimizar o trabalho, há uma economia direta nos gastos para com a equipe e equipamentos que antes realizavam tais funções, sendo um benefício notado a longo prazo, na soma final de gastos do mês e despesas com funcionários.
Organização
A organização é um dos maiores requisitos para comandar qualquer área, principalmente um condomínio, que possui informações, dados, horários, regras, contratos, colaboradores, contabilidade e mais. E para ter uma gestão correta e eficaz, a organização é primordial/
Assembleia virtual
A realização de uma assembleia virtual é muito comum em condomínios, visto que é importante a aprovação, compreensão e participação de todos os residentes e colaboradores envolvidos; mais um benefício oferecido pelo software.
Com a pandemia, a realização de assembleias virtuais se tornou cada vez mais comum e indicada como um método de prevenção à COVID-19, entretanto, com sua eficiência em resultado, praticidade e organização, o investimento em softwares que oferecem essa ferramenta ficou cada vez mais procurado para uma continuidade do uso desse serviço.
É uma forma segura, prática e simples de realizar uma tarefa considerada tão burocrática e “caótica”, que precisa da aprovação e participação de todos os envolvidos, mas com segurança proteção de dados que somente um software de gestão oferece.
A estratégia de investir em softwares para gestão de condomínios
Assim como foi afirmado anteriormente, os softwares estão ocupando todos os espaços e áreas da sociedade, isso se deve ao fato de ser um investimento com muitos benefícios e pouca margem de erro (quando programado corretamente), sendo uma visão de eficiência e qualidade para os condomínios.
Os condomínios são espaços que possuem muitas tarefas, listas de organizações, funcionários, residentes, responsabilidades para com higiene, financeiro, segurança, legislações, entre outros; sendo uma oportunidade imperdível investir em softwares, um investimento certeiro e muito benéfico para quem se abre para as oportunidades da tecnologia.