Processo de compra de Imóveis será sempre burocrático?

Muitas pessoas se perguntam porque o Mercado de Compra e Venda de Imóveis é tão burocrático. Enquanto diversas áreas estão em constante evolução, quando falamos em mercado imobiliário isso exige um tempo maior de mudança até que as coisas comecem a efetivamente mudar.

Isso é natural, uma vez que o Mercado Imobiliário movimenta milhares e milhares de empregos, bilhões de reais, e exige uma estrutura imensa para que o mesmo trabalhe sem erros nem perdas.

Além de todos estes pontos, devemos considerar que qualquer negociação imobiliária envolvem três importantes pontos: Comprador, Vendedor e o Imóvel. Dito isto devemos checar das partes se toda documentação esta em ordem para que o processo prossiga de forma natural até a sua efetiva transferência.

A matrícula do imóvel, que é o documento de registro do imóvel, como se fosse seu RG, deve ser solicitada a cada compra e venda para verificar quem é o dono, se há dividas no imóvel, se há processos, averbações de usufruto, herança, enfim.

A complexidade exigida nesses tipos de negociação naturalmente exige um novo olhar à respeito de como a tecnologia pode impactar este mercado.

Uso de Criptomoedas, conhecidos também como Bitcoins, já são utilizados como meio de compra de imóveis em algumas construtoras.

Sabemos também que as criptomoedas não podem ser rastreadas e isto acaba sendo uma preocupação junto aos governos, lavagem de dinheiro e diversos outros riscos que podem existir com a tecnologia.

Como sempre existem dois lados, os bons e ruins.

Particularmente acredito que a tecnologia tem muito mais a acrescentar que prejudicar.

Temos que ter consciência que a utilização destes meios devem ser para que otimizemos nosso tempo e que consigamos diminuir tantos e tantos processos para chegarmos ao mesmo fim, seja ele compra ou aluguel de imóveis.

Com essa tendência, acreditamos que o Mercado de Imóveis deve se projetar para uma compra mais virtual. Não digo isso em visitas de imóvel virtual ou algo do tipo. Digo em relação a checagem de titularidade por meio de um código ou algo do tipo.

Vale dizer que atualmente já existem movimentações sobre a mudança nessa característica de distinguir quem são os Proprietários de Imóveis através da NTF. A NTF nada mais é que uma criptografia, igual a utilizada com a Criptomoeda, para garantir que aquele imóvel tenha propriedade exclusiva. Se você quiser saber mais dê uma olhada sobre NFT no Mercado Imobiliário.

Essas tecnologias tendem cada vez mais a adentrar em nosso mercado.

É possível que daqui uns anos não tenhamos mais registro de imóveis?

Que isso não seja delimitado por bairros?

Que a compra de apartamentos não necessite uma conferência prévia, uma vez que aquele imóvel já estaria certificado por uma entidade nomeada e de credibilidade, demonstrando assim a legalidade do imóvel a todos interessados sem surpresas desagradáveis?

Não sabemos até onde iremos, porém acreditamos que em breve teremos uma mudança de estrutura, principalmente quando falamos em documentações imobiliárias. É provável que tenhamos um imóvel vendido em segundos, ao invés de termos que aguardar dias ou
meses até que as questões legais sejam resolvidas.

Imagine só um documento em que pode ser aberto através de senha, que quem possui é apenas o proprietário e, ao resolver vender tal imóvel, ela pode ser checada de qualquer lugar, sem custo e sem qualquer dificuldade.

Sim, meus amigos, este é o nosso futuro.

Esperamos que traga diversos benefícios, redução de custos e principalmente de tempo, para que possamos, cada vez mais, usufruirmos do que diversos setores já vivem e aproveitam diariamente.

O mercado precisa se reinventar, mas ele já vem em uma constante evolução, não é mesmo?

Desde o início da pandemia isso já vem se mostrando com forte tendência e deve se manter mais ativo com o passar dos meses.

Deixe seu comentário