Por que a maioria dos Japoneses pagam Aluguel?

Se tem algo que a maioria dos brasileiros querem é sair do aluguel. Muitos acham absurdo pagar quase metade do salário por uma moradia. E se eu disser que existe um cenário bem diferente do outro lado do mundo? Hoje vamos falar sobre o motivo da maioria dos japoneses pagarem aluguel.

Os Japoneses preferem pagar aluguel?

É certo dizer que o fato da maioria dos japoneses viverem de aluguel não significa que eles preferem assim. A situação é a mesma que no Brasil, muitos vivem de aluguel por falta de opção, mas existem vantagens em morar de aluguel para maioria dos japoneses.

Enquanto no Brasil um aluguel pode custar quase um salário mínimo, no Japão a maioria dos aluguéis de apartamentos e casas se aproximam da faixa de 50.000 ienes. Em média um japonês recebe de 200.000 a 300.000 ienes de salário.

Ou seja, um japonês gasta apenas cerca de 20% do salário mínimo com um aluguel, enquanto no Brasil gastamos no mínimo 60% do salário mínimo.

No Japão jovens solteiros conseguem encontrar apartamentos por até 30.000 ienes mensais, o que facilita mais ainda a vida para aqueles que trabalham pouco e ganham apenas por volta de 150.000 ienes.

Muitos empregos também servem como imobiliárias e corretoras que fazem todo serviço, desde o aluguel, a mobília e o contrato. O que facilita muito a vida daqueles jovens que acabaram de entrar no mercado de trabalho e também a maioria dos estrangeiros no Japão.

Por que os japoneses não costumam comprar casas?

Muitos japoneses não compram casas porque sua vida e a localidade onde vive é incerta. A maioria das famílias japonesas antigas têm seus lares e casas, mas os jovens cada vez estão se aglomerando nas grandes metrópoles como Tokyo e Osaka.

Outros gostam da comodidade de não estar preso a nenhum lugar. Muitos alugam até mesmo casas mobiliadas e não se preocupam com outros gastos.

Outro fator que faz muitos não comprarem casas são seus altos custos de construção, reforma e financiamento. Em grandes cidades os preços dessas casas são exorbitantes.

Se tratando de uma população onde mais da metade dela se concentra nas grandes metrópoles, acaba não tendo muito terreno para comprarem suas casas onde trabalham.

Já cidades pequenas e afastadas de grandes metrópoles têm casas por um preço acessível. Algumas regiões perto de Hokkaido, prefeituras estavam até mesmo pagando ou dando casas para incentivar a urbanização na região.

Quanto custa uma Casa no Japão?

Talvez você se pergunte quanto custa uma casa no Japão? De acordo com uma pesquisa realizada pelo Suki Desu sobre o custo de moradia no Japão casas podem custar a partir de 200 mil reais até 6 milhões de reais, tudo depende da localidade.

Ou seja, chegamos a conclusão que não é caro comprar uma casa no Japão, já que no Brasil casas também custam facilmente acima dos 200.000 reais. Vale citar que o salário mínimo japonês é de pelo menos 10.000 reais, o que não dificulta o investimento de um japonês em sua própria casa.

Chegamos assim à conclusão de que os japoneses por suas circunstâncias não veem problemas em pagar aluguel, assim como hoje muitos empreendedores também estão adotando a prática de alugar, seja casas ou até carros.

Conclusão

Meu objetivo com esse artigo é mostrar que nem sempre o aluguel é algo assustador para as pessoas. Infelizmente vivemos num país onde não é tão vantajoso pagar aluguel, mas em muitos outros países trata-se de uma prática muito comum e até com grande custo benefício.

Espero que tenham gostado do artigo. Qual a sua opinião sobre o assunto? É melhor pagar aluguel ou comprar sua casa? Agradecemos aos comentários e compartilhamentos.

Deixe seu comentário