Como fazer um bom marketing no Instagram para uma imobiliária

Normalmente, as campanhas de marketing para imobiliárias envolvem as seguintes ferramentas: e-mails que falam sobre a empresa, listas de transmissões pelo WhatsApp e eventos específicos da área. Além disso, as empresas também investem pesado em panfletagem, um método bem comum, inclusive.

Apesar das ideias citadas anteriormente serem ótimas, é preciso investir nas redes sociais como meio de divulgação. Nesse ponto, o Instagram se torna uma excelente ferramenta de marketing, especialmente se a empresa tiver muitas visualizações no reels. A seguir, veja como fazer um bom marketing no Instagram para uma imobiliária.

Usar o Instagram como um perfil de negócios

Para quem pretende usar o Instagram como ferramenta de trabalho, é fundamental transformá-lo em um perfil de negócios. Ao fazer isso, a plataforma dará acesso a várias informações, tais como:

Interações semanais de cada post (mostra as views no Instagram e os cliques do site);

  • Páginas descobertas por semana (mostra as visualizações no Instagram e número de impressões de cada post);
  • Número semanal de postagens;
  • Desempenho de cada post no IG;
  • Dados demográficos de seu público;
  • Dados ligados aos stories.

Ao criar um perfil de negócios, torna- se mais fácil interagir com algum cliente em potencial de sua empresa. Nesse tipo de perfil, o dono pode colocar seu endereço, telefone e e-mail. Dessa forma, o usuário terá maior facilidade para encontrar os dados da empresa, caso queira contratá-la.

Fazer parcerias com influenciadores digitais

Um bom meio de conseguir mais curtidas e visualizações no Instagram é usar o marketing de influência. Para isso, é necessário se associar com algum influenciador relevante e realizar ações de marketing.

A partir dessa parceria, será possível impulsionar seu negócio, pois o público alvo daquele influenciador passará a te conhecer. Com isso, você conseguirá mais curtidas no Instagram e mais visualizações no reels. Tudo vai depender do tipo de ação que será feita.

Normalmente, bons influenciadores costumam ter milhares ou até milhões de seguidores. Contudo, é preciso analisar essa parceria além dos números de inscritos, pois, atualmente, muita gente compra seguidores. Nesse caso, o que realmente importa é o engajamento gerado por aquele influenciador. Ou seja, o quanto seus seguidores comentam, compartilham e deixam likes naquilo que ele posta.

Outro ponto importante é o quanto esse influenciador é próximo do público alvo da sua empresa. Não adianta nada fazer uma parceria com um youtuber de 10 milhões de inscritos, se o público dele não se interessa pelo mercado imobiliário.

É muito melhor ser parceiro de alguém que possui 100 mil inscritos, porém, tem um público alvo que se aproxima da sua imobiliária. Dessa forma, o influenciador te levará a ter muito mais visualizações no Instagram e no reels. Por consequência, você também terá muito mais curtidas em sua página.

Em suma, se você possui um negócio imobiliário, ser parceiro de um influenciador alavancará muito a sua empresa. Para isso, basta combinar bem o seu perfil do Insta e a relevância daquele influenciador. Assim, sua marca terá um reconhecimento muito maior.

Estude influenciadores ligados ao seu nicho

Seja no mercado imobiliário ou em qualquer outra área, sempre haverá influenciadores relevantes que geram alto engajamento. Nesse sentido, é preciso “garimpar” esses influenciadores e estudar os seus métodos. Afinal de contas, aprender com os melhores é sempre muito bom.

É necessário observar como esses influenciadores utilizam o Insta para gerar engajamento e autoridade. Com isso, você saberá como ganhar visualizações no reels e curtidas na plataforma como um todo. Para estudar o trabalho desses influenciadores de elite, observe os seguintes pontos:

Quais são as hashtags mais utilizadas por eles;

Como eles fazem os CTA’s (pedir para o público fazer algo, como curtir algum post);

Quais conteúdos eles compartilham com mais frequência;

Formato de conteúdo mais utilizado por eles (stories, vídeos, enquetes, fotos, entre outros).

Após analisar essas estratégias e ver qual é a mais eficiente, o ideal é seguir aquele caminho na hora de produzir seu conteúdo. Se possível, aprimore a estratégia do influenciador e entregue um trabalho ainda melhor que o dele. Pois, isso contribuirá bastante para o crescimento de sua marca.

Aposte em hashtags relevantes

Seja no Instagram ou em qualquer outra rede social, as hashtags são cruciais para que seu conteúdo seja encontrado. No caso do Insta, é possível utilizar até 30 tags em cada post. Contudo, não é preciso chegar ao número máximo. Geralmente, seja qual for o nicho, o padrão é colocar entre 10 e 12 hashtags em cada post.

Por exemplo, se uma pessoa quer vender imóveis em São Paulo/SP, ela pode utilizar as seguintes hashtags: #ImoveisemSP, #ImovelSP, #ApartamentoSP. Dessa forma, ficará mais fácil ter acessos qualificados em sua página. Quando as hashtags funcionam, elas aumentam muito o número de visualizações no Instagram.

Em qualquer post, o ideal é apostar em hashtags segmentadas, pois, achá-las nas buscas se torna mais fácil. Dessa forma, sua postagem será encontrada com maior facilidade. Outra boa estratégia é observar as tags utilizadas pelos concorrentes do seu nicho. Se fizerem sentido pra você, utilize-as em seus posts.

Dê alguma recompensa aos seguidores

Um bom truque para atrair maior engajamento no Instagram é recompensar os seguidores. Geralmente, essa estratégia é mais utilizada por pessoas que já têm um público consolidado. Com isso, elas podem se aproximar ainda mais de seus seguidores. Ademais, elas também conseguem atrair mais pessoas para o seu perfil.

É possível recompensar os seguidores com sorteios de brindes ou oferecer algum desconto para quem compartilha, curte e comenta em algum post. Com isso, as pessoas terão maior interesse em seu conteúdo e poderão se converter em clientes.

Como as pessoas utilizam muito as redes sociais, esse tipo de interação pode alavancar a marca de sua imobiliária. Dessa forma, mais pessoas conhecerão seu trabalho e contrataram seus serviços.

Faça parcerias em seu nicho

Procure pessoas renomadas no ramo imobiliário e tente fazer uma parceria. Por exemplo, além dos já citados influenciadores digitais, existem outros profissionais que podem colaborar com seu Insta.

Fotógrafos, home stagers e designers de interiores são exemplos de profissionais que podem te ajudar. Ao fazer parcerias com essas pessoas, é possível aumentar a base de seguidores ou, simplesmente, divulgar a sua página.

Pois, é importante lembrar que, os consumidores não buscam alguém que apenas ajude a comprar ou vender algum imóvel. Essas pessoas sempre querem algo mais, como indicações para melhorar sua decisão de compra, algum profissional para dar dicas, entre outras coisas. Sendo assim, ao se tornar parceiro de um profissional qualificado, seus clientes terão mais um motivo para seguir a sua página.

Use o feed do Instagram no site da sua empresa

Muitas empresas têm um fluxo de acesso bem maior em seu site do que nas redes sociais. Por isso, muitas delas colocam o feed do Instagram dentro de seus sites corporativos.

Em muitos casos, o site de uma empresa pode ser projetado para gerar vendas e conversões. Nessa situação, seria interessante linkar o site ao Instagram, pois fortaleceria o reconhecimento da marca. Para fazer isso, basta colocar o widget do IG dentro do site.

Ao convidar o público de seu site para seguir sua empresa no Instagram, você aumentará seu relacionamento com possíveis clientes. Com isso, ficará mais fácil captá-los e convencê-los a concretizar uma compra. Além disso, sua página terá mais curtidas e visualizações no Instagram, o que é sempre bom para a imagem de sua empresa.

Deixe seu comentário