O Poder da persuasão na primeira impressão

As primeiras impressões ficam, e você como experiente corretor de imóveis já deve ter notado isso de muitos clientes ao mostrar um imóvel. Estudos provam que o tempo necessário para que potenciais compradores desenvolvam interesse por um imóvel gira em torno de 7 – 30 segundos. venda de imóveis

Resumindo não importa se o imóvel tem belos atrativos escondidos, a primeira impressão do comprador é crucial para que o seu trabalho flua bem e tenha resultado positivo. venda de imóveis

Exemplo: estes poucos segundos não se limitam unicamente a comercialização de imóveis, pense em você mesmo quando está selecionando hotéis para suas desejadas e esperadas férias; se a imagem de um hotel não te agrada você perde o interesse logo de cara. Você pode continuar olhando o hotel por curiosidade como a grande maioria (pois somos seres curiosos) ou passa para outro instantaneamente, antes mesmo de consultar o valor da diária. A questão dos 7-30 segundos é fato e nos acompanha em nosso dia a dia. Se eu for citar todos os exemplos, a matéria seria escrita com o título de: Dos 7-30s.

Vamos voltar a aparência da casa do seu cliente vendedor, que deve agradar seu cliente comprador logo nos 30s para você fechar a tão desejada venda; é fundamental que o vendedor entenda a necessidade de ter a imagem do seu imóvel impecável para encantar e conquistar o comprador no início desses delicados segundos. E é justamente neste ponto, que entra a importância do trabalho do corretor em auxiliar clientes na preparação e staging. Parece incrível, mas é possível acelerar a comercialização com home staging ou deixar o imóvel no mercado por meses ou até anos “as is” ( é provado que a preparação e staging acelera a comercialização em até 70%, independente das condições econômicas). Imagine então, quanto que você e seus clientes estariam capitalizando ao comercializar mais rápido.

Por isso, selecionei algumas dicas simples e fáceis de preparação e home staging para ajudar seus clientes em ter seus imóveis deslumbrantes e prontos para encantar potenciais compradores logo nos primeiros 7-30 segundos.

Casas: a primeira impressão começa na fachada o que chamamos em inglês de “Curb Appeal”, se falta, não encanta. (Falarei sobre “Curb Appeal em uma próxima matéria).
Aconselhe seu cliente a fazer manutenção/limpeza do jardim constantemente. Por exemplo: em uma casa de condomínio sem muros a grama deve estar sempre verde. Flores são grandes atrativos, atiçam o lado sentimental/psicológico do comprador remetendo imagens agradáveis como casas de filmes.

Se for casa sem espaço de jardim frontal, vasos com plantas ao lado da porta trazem sensação agradável, indicando que a pessoa é bem vinda.

Janelas e portas devem estar em bom estado, principalmente a porta principal (casa ou apartamento) cartão de visita do imóvel. E para finalizar, uma camada de tinta fresca na parte externa e interna transmite que o imóvel é bem mantido, provocando no comprador a vontade de entrar e conhecer.

Manutenção e organização são essenciais para quem está querendo vender seu imóvel e não quer perder dinheiro na hora de receber a proposta de compra. Um reparo que custa R$1,000 para o vendedor, pode chegar a custar R$4,000 para a visão do comprador, ocasionando a redução de valor na proposta de compra. Para evitar este tipo de negociação a melhor iniciativa é sempre manter qualquer imóvel que está a venda em ordem. Sendo isto um grande benefício para os seus clientes (vendedores e compradores) e para você. Quanto maior o valor final da venda, maior a sua comissão.

Organização é essencial para que o comprador consiga ver o espaço que está comprando e que vai morar. Aconselhar seu cliente a manter a casa organizada, como por exemplo, manter superfícies e bancadas de cozinhas/banheiros com o mínimo de objetos possíveis durante a visita do comprador faz muita diferença no geral. O comprador quer comprar espaço, quando bancadas estão cobertas de objetos e eletrodomésticos, a sensação de espaço diminui.

Essas são apenas algumas dicas de como preparar e manter a casa do seu cliente para impactar o comprador nos primeiros 30 segundos. Você como profissional pode estar pensando: isso é complicado e trabalhoso, não tenho como, e não é meu papel falar com o meu cliente sobre o que ele deve fazer em relação a preparação e staging para acelerar a comercialização. Pode não ser o seu papel principal, mas o seu cliente está te contratando para vender seu maior patrimônio, e você como corretor deve estar pronto para ajudá-lo no que for possível, e auxiliá-lo nesses quesitos não é trabalhoso nem complicado, é um diferencial.

Antes do home staging
Depois do home staging
Depois do home staging

A partir do momento que seu cliente percebe que você quer ajudá-lo a comercializar seu imóvel da melhor maneira possível pelo melhor preço possível, ele verá que você é um corretor diferenciado depositando toda confiança em seu trabalho.

Vendedores de imóveis precisam sentir conforto e segurança, é um momento delicado na vida de uma pessoa ou família. Se desfazer do lar que te acolheu e que é o seu maior bem material, é muito difícil e ninguém melhor do que você para saber disso.

Fica aqui uma última dica que irá ajudar o seu cliente; lembre que é uma fase passageira e que ele terá muitos benefícios seguindo suas sugestões. venda de imóveis

Você é um profissional diferenciado e completo com um único objetivo, aumentar o potencial dos imóveis a fim de angariar uma venda rápida e com lucros acima do esperado, não é?

Susana Damy
Home Stager

Deixe seu comentário