Disputa também nas Eleições do CRECI-DF 2021

Disputa também nas Eleições do CRECI-DF 2021

Eleições do CRECI-DF 2021 – Perseguições, conflitos, indeferimento, impugnações, processos judiciais… Até aí nenhuma novidade, não é?!

Em várias regiões do Brasil têm chapas de oposição nas eleições dos CRECIs desse ano. E no Distrito Federal não é diferente.

No DF duas chapas estão na disputa para assumir o Conselho para a gestão de 2022 à 2024.

A Chapa 1 – CRECI em Ação, encabeçada pelo atual Presidente do CRECI-DF, o senhor Geraldo Nascimento. Geraldo tem uma longa história entre CRECI e SINDIMÓVEIS. Esteve por 16 anos no conselho, na gestão de Luiz Carlos Attié, de 1994 à 2009. De 2010 à 2018 Geraldo esteve à frente do Sindicato. Na eleição passada retornou ao CRECI na posição de presidente da entidade e, agora, está completando mais 3 anos no Conselho. São longos 28 anos.

A Chapa 2 – Reage CRECI é representada por Rodrigo Barreto. É ele mesmo! O Corretor de Imóveis que também é palestrante e autor do livro Captação de Imóveis. Barreto também iniciou uma caminhada na representatividade da categoria profissional pela ACI – Associação dos Corretores de Imóveis. Esse ano ele completa 4 anos como presidente da associação e, mesmo com um tempo consideravelmente menor nessa missão de servir à classe, tem feito um ótimo trabalho. Barreto também esteve como Conselheiro Suplente do CRECI-DF na gestão anterior.

Na capital do país os Corretores e Corretoras de Imóveis também terão a oportunidade de escolher entre duas chapas. E isso é bom!

Mas uma coisa que temos acompanhado de perto, por todo o Brasil, é a dificuldade das chapas de oposição em concorrer nas eleições dos CRECIs. O sistema eleitoral indefere, mas chapas recorrem à justiça e conseguem liminar para fazer valer os seus direitos democráticos de participarem das eleições.

Com a Chapa 2 – Reage CRECI não foi diferente. Conseguiram fazer inscrição, mas a Comissão Eleitoral Federal indeferiu a participação da chapa que seria a opção de renovação. Mas a chapa de oposição no DF também conseguiu deferimento pela justiça.

As dificuldades enfrentadas pelas chapas de oposição são muitas. Em Brasília, a Chapa 1, do atual presidente do CRECI, ainda tentou impugnar a Chapa 2 – Reage CRECI, mas não teve sucesso.

Nas campanhas eleitorais é comum ter brigas, discussões por entendimentos diversos. O clima esquentou nessa disputa em Brasília, pois o atual presidente do CRECI-DF abriu processos contra Barreto na tentativa de impedi-lo de participar do pleito e, antes de recursos e de qualquer decisão judicial, o Geraldo publicou uma decisão de cancelamento do registro do CRECI do Rodrigo, representante da Chapa 2. E membros da Chapa 1 passaram a divulgar esse fato, além de outros processos movidos pelo próprio Geraldo contra Rodrigo nas redes sociais, grupos de whatsapp.

Fomos atrás para investigar alguns fatos e percebemos que o registro do CRECI do Rodrigo Barreto não está cancelado. Pelo site do próprio CRECI-DF a certidão de regularidade dele consta como ativo e apto ao exercício da profissão. Bem, mesmo assim integrantes da Chapa 1 continuaram a divulgar esses documentos, assinado pelo próprio Geraldo, informando que o CRECI do seu concorrente está cancelado. Por outro lado, Barreto já disse que tomou as devidas providências em busca de retratação com a mesma publicidade que tentam manchar a sua imagem.

Disputa também nas Eleições do CRECI-DF 2021

Mesmo diante de tudo isso, tais manobras não foram o suficiente para afastar Rodrigo Barreto do pleito e a Chapa 2 – Reage CRECI permanece na disputa com a Chapa 1 – CRECI em Ação.

Como votar nas eleições do CRECI?

As eleições, em todo o Brasil, estão previstas para acontecer no dia 7 de julho de 2021. A votação será on-line no site www.votacreci.com.br e pra votar você precisa estar com o seu e-mail atualizado no COFECI para receber a senha para votação.

Veja se você recebeu a sua senha, veja na lixeira, spam. Caso não tenha recebido a sua senha, entre em contato com o COFECI. A não votação pode implicar em multa eleitoral de uma anuidade.

Façam as suas escolhas e boa sorte na campanha às duas chapas do Distrito Federal.

Deixe seu comentário