Poucas pessoas sabem, mas a Declaração Anual de Imposto de renda é um dos documentos mais importantes para quem busca financiar um imóvel. Uma declaração feita de forma coerente aos ganhos e bens do trabalhador pode favorecer a aprovação do crédito imobiliário junto às instituições financeiras, já que funciona como comprovante de renda.
A declaração é o documento que comprova qual é capacidade de pagamento mensal do credor e é com base nesse documento que a instituição determina o limite do crédito tanto para quem é contratado em regime CLT como para profissionais liberais.
O economista Renato Caporrino, especialista em crédito imobiliário e CEO da fintech A ATTA, preparou dicas para fazer a declaração do Imposto de Renda corretamente e garantir a liberação do financiamento da casa própria:
Para profissionais liberais – crédito imobiliário
Desde que consigam comprovar sua renda, os trabalhadores autônomos também podem se candidatar a um financiamento imobiliário.
Como não têm holerite ou contracheque emitido por uma empresa, a comprovação passa a ser feita pela declaração anual de imposto de renda. Isso porque nesse documento estão as movimentações financeiras e bens que não aparecem necessariamente no extrato bancário.
Outros documentos também são imprescindíveis no momento da solicitação do crédito como contratos e recibos de prestação de serviços, declaração do sindicato da categoria e declaração comprobatória de receptação de rendimentos elaborada por um contador.
Para profissionais com carteira de trabalho assinada.
No caso de trabalhadores que têm emprego formal, a declaração serve como base para referenciar outros comprovantes de renda como holerite e extrato de conta bancária.
É importante reunir os Informes de rendimento fornecidos pela empresa em que trabalha e pelas instituições financeiras que têm relacionamento com bancos, seguradoras e corretoras de investimentos. Os informes concentram as principais informações que devem ser declaradas.
“Estamos focados na simplificação do processo de aquisição de crédito imobiliário, e observamos que as pessoas que dedicam mais atenção ao preenchimento da Declaração de Imposto de Renda recebem retorno mais rápido dos bancos já que facilitam a análise dos dados”, explica Renato Caporrino, CEO da ATTA, startup de crédito imobiliário.
Sobre a ATTA, maior proptech independente de crédito imobiliário, dá acesso à propostas de crédito de diversas instituições financeiras numa mesma plataforma e com um único cadastro, diretamente na imobiliária.
Usando machine learning e Big Data, a ferramenta da ATTA reduz processo de aquisição de crédito de 60 para até 15 dias já que o pedido de crédito vai direto para o banco que mais corresponde às necessidades do cliente. Para a imobiliária o benefício está em receber a comissão mais rapidamente, além de proporcionar uma experiência positiva para o cliente.
Em pouco mais de dois anos de atuação, a ATTA gerou R$1 bilhão em crédito imobiliário e está presente em 22 estados brasileiros com mais de 908 imobiliárias parceiras.
Site: https://www.atta.com.vc/