Corretor de imóveis pode abrir empresa no endereço residencial?

Uma das principais dúvidas entre os corretores de imóveis que estão iniciando suas atividades é quanto ao local de funcionamento do negócio. Afinal, este é um dos maiores gastos no orçamento inicial de planejamento, já que demanda vários tipos de despesas (aluguel, luz, água, etc.).

Por essa razão, para reduzir os custos iniciais – sobretudo no caso de profissionais autônomos -, muitos se perguntam sobre a possibilidade de abrir uma empresa no endereço residencial.

Antes de qualquer coisa, vale ressaltar que o endereço de abertura da empresa não é necessariamente o lugar no qual o (a) corretor (a) irá trabalhar, mas sim o endereço fiscal, onde receberá suas correspondências e outros tipos de documentos relacionados a empresa.

Mas, afinal, é possível ou não abrir uma empresa no endereço residencial?

Confira tudo o que precisa saber no artigo abaixo.

O que é endereço fiscal?

O endereço fiscal nada mais é do que, como dito anteriormente, o local indicado como referência para fins tributários quando uma empresa é aberta. Para finalizar a formalização do negócio, obrigatoriamente, o corretor deve informar o endereço que será a “sede social”.

Isto é, o local no qual ficará centralizada a gestão.

No entanto, para oficializar o local como “endereço fiscal”, é necessário que o imóvel esteja no nome do próprio empreendedor ou que este disponha da autorização do proprietário.

Observação: importante salientar que o ‘endereço fiscal’ é designado somente para fins fiscais e difere do ‘endereço comercial’ que, como o nome diz, tem intenções comerciais.

Mas, afinal, o corretor pode abrir empresa no endereço residencial?

Sim. O corretor de imóveis pode abrir sua empresa no endereço residencial.

Porém, para que isso aconteça, é preciso levar alguns fatores em consideração, como as características da empresa criada (modalidade, tamanho, etc.). E também seguir certas regras, que podem variar de um estado e cidade para o outro, assim sendo, deve-se ficar atento a elas.

Primeiramente, para efetivar a regularização, são necessários os seguintes documentos:

Por parte dos sócios:

  • Cópia autenticada do RG;
  • Cópia autenticada do CPF;
  • Cópia de comprovante de endereço;
  • Cópia de certidão de casamento (quando houver);
  • Pesquisa de situação fiscal e cadastral (site da Receita Federal).

Provenientes da empresa:

  • Comprovante de endereço do local de funcionamento;
  • Espelho de carnê do IPTU (constando a metragem e valor venal do imóvel);
  • Visto do Corpo de Bombeiros.

– Sobre as regras

Como dito, as regras variam de acordo com o estado e cidade, então é de extrema importância verificar com a prefeitura se você pode ou não abrir a empresa com endereço residencial.

Isso porque o porte e o tipo de atividade da empresa também podem ser utilizados como critérios – mas, lembre-se, que dependerá das regras vigentes na cidade em que você mora.

Saiba quais são os tipos de empresa e em qual se encaixa o seu negócio através do artigo da AccountTech, “Tipos de Empresas – Individual, Eireli, Ltda e Simples”, que explica detalhadamente tudo o que você precisa fazer de um jeito fácil e sem complicações.

Em alguns casos, para conseguir o alvará de localização e funcionamento com a prefeitura, o (a) corretor (a) de imóveis – um dos sócios -, terá de fato que residir no lugar indicado.

Somente assim haverá a possibilidade de usar o endereço residencial para abrir a empresa.

Como abrir uma empresa em endereço residencial?

Embora pareça um processo complicado, acredite, abrir uma empresa é simples e rápido.

Um contador experiente pode guiar você quanto aos processos que envolvem a abertura e manutenção de um CNPJ, assim como orientar mais assertivamente na hora de abrir sua empresa em endereço residencial. Contar com uma boa contabilidade fará toda a diferença.

A AccountTech, empresa de contabilidade digital especializada em corretores de imóveis, oferece as melhores soluções no que se refere à praticidade e economia. Estamos aqui para facilitar sua contabilidade. Sem dores de cabeça!

Para conhecer mais sobre a AccountTech e nossos serviços, basta acessar o site: https://www.accounttech.com.br/mercado-imobiliario

Deixe seu comentário