Como adotar a transformação digital na construção civil

Novas tecnologias impulsionam empresas da construção civil em busca de aceleração em processos digitais

É provável que você já tenha se deparado com o termo Transformação Digital nos últimos tempos. Mas, afinal, o que isso quer dizer? Em um contexto, no qual a cultura digital ganha cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas seria praticamente impossível que empresas não acompanhassem esse movimento.

Por isso, a transformação digital é entendida como uma mudança cultural no qual, negócios de diversos setores, incluindo a indústria da construção civil, estão reestruturando seus processos. A intenção é aumentar sua produtividade, oferecer atendimentos personalizados e melhorar a experiência do consumidor com suas marcas por meio de diversas aplicações digitais.

Ou seja, é possível perceber um novo cenário de transição natural da era analógica para a digital, envolvendo as estruturas das organizações. E para mercados tradicionais como da construção civil, a transformação digital é uma ótima oportunidade para dar agilidade a processos burocráticos.

A chegada da transformação digital na indústria da construção

A empresa de consultoria McKinsey & Company, dos EUA, afirma que a construção civil é o segundo pior segmento em termos de modernização, atrás apenas da agricultura. Isso ocorre porque as empresas ainda se agarram a métodos tradicionais de gestão e execução.

Entretanto, apesar do atraso em aderir novas tecnologias, as vantagens que a transformação digital pode proporcionar para este mercado são inúmeras, como:

  • Aumento da produtividade;
  • Automação de processos;
  • Novas oportunidades para negócios;
  • Redução de custos;
  • Melhoraria no relacionamento com clientes;
  • Aumento na qualidade da entrega.

Todos esses benefícios são possíveis para empresas da construção civil que já estão adotando uma nova cultura interna e ferramentas mais tecnológicas e inovadoras.

O uso de softwares especializados

Um exemplo prático da transformação digital na construção civil, são as construtoras e incorporadoras que já adotaram softwares de orçamento de obras no lugar de planilhas manuais.

Ao escolherem ferramentas especializadas esses negócios se beneficiam com o aumento de produtividade, redução de custos e automação de processos.

Além disso, conseguem também desonerar equipes que ficam “travadas” dias ou até semanas elaborando orçamentos de obra de maneira improdutiva e com grandes chances de erros ou desvios.

Adoção da metodologia BIM

A tecnologia BIM (Building Information Modeling), ou Modelagem da Informação da Construção, vem ganhando também cada vez mais espaço na indústria da construção, justamente pelo seu caráter transformador.

A metodologia consiste na criação de um modelo digital da construção, que segue de forma fiel o processo construtivo. Ou seja, a partir do modelo digital é possível obter todas as informações técnicas sobre a construção, desde plantas até documentos de planejamento, orçamento e ciclo de vida da obra.

Um ponto importante sobre o BIM é a possibilidade de integração com outros softwares que permitem otimizar ainda mais o processo ágil de construção e prevenir a evasão de custos.

Arquivos criptografados em nuvem

Imagine uma construtora que participa de licitações de obras guardando seus orçamentos em um drive compartilhado. Essa ação não é a mais indicada, pois todo processo competitivo e informações podem ficar suscetíveis a vazamentos.

Por isso, em um momento em que cada vez mais o trabalho remoto se consolida na construção civil para atividades gerenciais, trabalhar com arquivos compartilhados em drives não garantem a segurança das informações.

Dessa forma, adotar sistemas especializados na gestão da construção civil, que criptografam dados é extremamente necessário.

Assim, para o início de um processo de transformação digital bem-sucedido é importante encontrar soluções de gestão que possibilitem a facilidade de acesso com informações em nuvem como também resguardar a segurança desses dados.

QR Code em canteiros de obras

O QR Code (Quick Response Code), ou código de resposta rápida, é uma das tecnologias recentes mais utilizadas por diversas indústrias. Na construção civil, a aplicação ganhou espaço nos canteiros de obras como uma solução estratégica para compartilhar projetos no canteiro de obras.

Isto é, por meio dos códigos espalhados pelo canteiro, os profissionais que atuam no empreendimento podem saber se houve alterações nas plantas. Assim, consultando os QR Codes espalhados pela construção, é possível acompanhar as mudanças sem necessidade de papéis.

Algumas empresas também já adotam o QR Code em seus canteiros como ferramenta para orientar seus funcionários a respeito dos protocolos de segurança, saúde e treinamento.

Apoio da Inteligência artificial

O uso de inteligência artificial (AI) é já é uma solução consolidada no movimento de transformação digital. Hoje, na construção civil, a AI está mais ligada à criação de designs e compressão de dados.

Para a primeira situação, a IA trabalha por meio de variáveis que possibilitam atender as necessidades do projeto. Já para a segunda alternativa, trabalha-se com Big Data, que organiza uma quantidade muito grande de informações e dados gerados durante a obra, sempre com celeridade e variedade de informações.

Dessa maneira, a inteligência artificial contribui para melhorar aspectos da obra, organizar melhor as ações e dar insights aos profissionais, o que permite que a tomada de decisão seja otimizada.

Como você pode perceber as empresas da construção civil possuem inúmeras alternativas tecnológicas à sua disposição para se beneficiar e garantir competitividade em meio as novas necessidades do mercado. A transformação digital para o setor já é uma realidade.

Deixe seu comentário