Corretor de imóveis : o que sua postura diz a respeito do seu trabalho?

Corretor de imóveis conheça alguns cuidados básicos podem gerar um impacto extremamente positivo à sua imagem

Em qualquer profissão que envolva atendimento ao público, sabemos que a aparência faz toda a diferença. Quando o assunto é corretor de imóveis, a importância de uma boa imagem fica elevada à oitava potência. Isso porque esta é uma das profissões que envolvem sentimentos, sonhos, segurança e uma escolha que não é impulsiva. Quem é o público-alvo do corretor? Pessoas que querem comprar, vender ou alugar seus imóveis. Sendo assim, seu visual e sua postura precisam passar credibilidade e, acima de tudo, confiança.

Quem procura um apartamento para morar com a família, por exemplo, deseja que o corretor lide com aquela situação de forma afetiva e personalizada, e não como apenas um negócio, sem valor pessoal algum. Então qual seria a forma que o profissional poderia demonstrar esse olhar empático ao momento vivido pelo cliente? Se você pensou que pode ser pela forma como ele se veste e se comunica, acertou em cheio.

Personalidade e estilo

Vivemos em um mundo plural, onde pequenos detalhes já não passam despercebidos. Existe um hábito antigo, do corretor vestir terno e gravata, que já não é mais tão rígido como antes. Se o seu objetivo é passar confiança para o cliente, precisa aliar boa aparência a bem-estar. Em algumas épocas do ano, as temperaturas, em muitas cidades do Brasil, não combinam nem um pouco com o terno. Opte pelo sorriso no rosto, mãos e unhas limpas e pele fresca. O efeito positivo será muito mais impactante.

Atenção aos detalhes

Se o corretor de imóveis tem o papel de protagonista na imagem que o cliente tem do imóvel, então a forma como ele se apresenta também faz toda a diferença. Quem trabalha com venda e aluguel de imóveis lida com uma infinidade de pessoas; por isso, corra léguas dos extremos, como perfumes muito fortes, cores muito intensas e roupas extravagantes.

Mais importante do que mostrar um imóvel para o cliente, é estar em condições favoráveis para o encontro; tenha isso sempre com prioridade. Olhe-se no espelho e se pergunte: confiaria nessa pessoa? Lembre-se que esta é a condição fundamental para o fechamento do negócio.

Parece redundante falar, mas a higiene bucal deve ser impecável, pois é um sinal de autocuidado, que fala mais do profissional do que se imagina.

Cuidado com a fala

Alguns assuntos são polêmicos e podem surgir durante a visita de um imóvel, como política, religião e esporte, por exemplo. É melhor evitá-los, porém é importante ser honesto com os clientes, caso fique em uma saia justa, em que precise se posicionar. Seja empático e genérico, sempre que possível. Tenha atenção ao seu tom de voz, evite gírias e não fale o tempo todo. Utilize o momento da visita para proporcionar uma experiência ao cliente, e não para defender os cômodos, como se sua vida dependesse disso.

Corretor de imóveis uma dica que vale ouro: nunca se baseie em achismos. Quando o cliente te perguntar algo que não saiba, antes de responder prontamente, para demonstrar eficiência, é mais prudente anotar a questão e dar um feedback posterior. Tal atitude não demonstra despreparo, como muitos pensam; ao contrário, traz confiança e credibilidade. Para evitar falta de informação, prepare-se para o encontro com o cliente, pensando em todas as questões que aquele imóvel pode gerar.

Procure sempre aperfeiçoar seu atendimento, por meio de cursos que possam agregar na sua apresentação pessoal e interação com o cliente, como uma pós-graduação em marketing, por exemplo. Esteja sempre atento às tendências e coloque-se sempre no lugar do indivíduo que te procura para realizar um sonho familiar.

 

Deixe seu comentário