Veja como calcular o metro quadrado de um apartamento

Saber calcular o metro quadrado de um apartamento é importante na hora de reformar ou mesmo para comprar um imóvel

Realizar cálculos de metros quadrados ou linear são importantes para ter a exatidão no momento de comprar materiais para construção ou mesmo analisar se o valor do metro quadrado de um apartamento esta adequado ao seu espaço. O importante aqui é realizar a conta com facilidade para depois não virar um bicho de sete cabeças, para iniciar você precisará tirar as medidas de frente e profundidade, obtendo esses valores será mais fácil começar.

Não se esqueça, quando for calcular o valor de um imóvel baseado no metro quadrado, geralmente as construtoras levam em consideração o local, áreas comuns, portaria eletrônica, entre outros. Cada apartamento paga uma proporção dessas despesas por rateio, ou seja, a metragem utilizada nessas áreas são distribuídas por todos os proprietários, quem possui um apartamento maior pagará a mais e o menor menos, assim por diante.

As vagas de garagem também influenciam neste cálculo de metro quadrado de um apartamento, cada espaço atribui um valor diferente, como vagas privativas, cobertas, de áreas de risco, entre outros. Analise também a possibilidade de apartamentos por andares, quantos mais andares, mais apartamentos e isto constarão no valor final do imóvel.

Sabendo de todas essas variáveis, temos que descobrir a metragem da área privativa, área comum e vaga de garagem, estes cálculos você poderá adquirir pela matrícula do apartamento, avaliar um imóvel é muito mais complexo do que se imagina, mas realizar o cálculo é simples.

Veja o passo a passo para calcular o metro quadrado de um apartamento

Veja o passo a passo para calcular o metro quadrado de um apartamento

Com base nas medidas contidas na planta baixa acima vamos calcular o metro quadrado deste apartamento.

A formula básica você aprendeu anteriormente, onde M² = COMPRIMENTO x LARGURA. Depois de calcular o metro quadrado de cada cômodo ou área faremos a soma total no final.

Vejamos:

1 Cozinha/A. Serviço 4,03 x 1,48 = 5,96 m²
2 Sala 3,87 x 2,53 = 9,79 m²
3 Varanda 0,88 x 2,53 = 2,22 m²
4 Banheiro WCB 1 1,18 x 2,53 = 2,98 m²
5 Circulação 0,88 x 2,53 = 2,22 m²
6 Quarto 2,53 x 2,53 = 6,40 m²
7 Banheiro WCB 2 1,18 x 2,53 = 2,98 m²
8 Suíte 3,58 x 2,53 = 9,05 m²
——- ——————————- ————— —————
M² Total do Apartamento = 41,60 m²

Podemos concluir que este apartamento ou casa possui aproximadamente 41,30 m² de área útil.

Lembrando que o cálculo pode variar um pouco devido ao desconto ou acréscimo das espessuras das paredes, mas de um modo geral, este será o seu espaço útil disponível.

Não deixe de ler também: Como calcular a área, em metro quadrado, de um imóvel

Fonte: Indústria Hoje

Deixe seu comentário