Seis razões para investir em um imóvel compacto

Pessoas que decidem morar sozinhas ou que possuem famílias pequenas agora podem optar por mais uma novidade no mercado de imobiliário: os imóvel compactos. Eles são uma boa escolha para quem procura por economia e praticidade.

Os apartamentos compactos apresentam um tamanho bastante reduzido, se comparado a residências regulares. Alguns deles chegam a ter apenas 10 metros quadrados. Por conta do pouco espaço, é normal pensar que eles não possuem importância no mercado imobiliário, mas especialistas confirmam que a procura por menos espaço tem aumentado, principalmente entre aqueles que querem economizar.

Segundo o diretor da Imobiliária Redentora Ney Pietro, casais sem filhos, pessoas solteiras, estudantes e jovens profissionais são os que preferem imóveis com menos espaço. “A procura irá crescer ainda mais nos próximos anos para os compactos que nos imóveis tradicionais”, explica.

Uma das principais vantagens em imóveis pequenos é a facilidade de limpar a casa, como conta o professor Diego Fernando de Oliveira: “A parte de limpeza fica muito mais prática, já que não tenho empregada. Acho mais fácil de organizar as coisas também, se você for uma pessoa organizada. Para limpar acaba gastando bem menos”.

Outro ponto defendido pelas pessoas que escolhem imóveis menores é a necessidade do desapego, conta a auxiliar de escritório Beatriz Assunção. “É super prático e você não acumula coisas desnecessárias, até porque não cabe”.

Além dessas vantagens, os apartamentos menores proporcionam outros pontos positivos, como:

1. Mais aconchego

Moradias menores são famosas por oferecerem ainda mais aconchego, principalmente para aqueles que moram sozinhos ou ainda possuam uma família pequena;

2. Menos gastos com mobília

Por possuir uma quantidade menor de cômodos, o número de móveis necessários para mobiliar o apartamento também é pequeno. Dessa forma, o investimento para uma mobília completa é mais enxuto.

3. Decoração barata

Se não tem espaço para muitos móveis, também não exige muita decoração. Decorar o ambiente e deixá-lo ainda mais com a sua cara não exige muitos itens e sai por um preço mais acessível.

4. Valor mais em conta

Imóveis costumam ter o seu preço calculado a partir do seu metro quadrado, assim os compactos podem ser encontrados com valor bastante acessível devido ao seu pequeno espaço.

5. Despesas compactas

Há também uma diminuição nas contas de água, luz, condomínio e até mesmo o valor do IPTU é reduzido.

6. Maior facilidade para revenda

Apartamentos compactos têm sido os mais procurados, tanto pela questão de comodidade quanto pelos gastos reduzidos, tornando mais fácil a sua venda ou locação.

Fonte: Diário da Região