Primeiro ano da Play2sell mostra resultados e clientes passam a vender mais imóveis

Criar um game para capacitar corretores de imóveis tem sido a jornada mais alucinante que jamais participei. Confesso que no início muita gente estava cética quanto ao futuro da Play2sell. Não por duvidar dos profissionais do time, mas sim pelo tamanho do desafio.

O corretor de imóveis, como sabemos, é um profissional autônomo. Em sua maioria recebe sua remuneração apenas quando concretiza o negócio, ou seja, quando vende ou aluga um imóvel. Ele não possui um salário fixo, nem um vínculo formal com a incorporadora ou imobiliária da qual faz parte. Muitos inclusive atuam em duas ou mais empresas simultaneamente. E a legislação não só permite, como prevê esta relação.

Como qualquer EdTech, trabalhamos com tecnologia para transformar a educação, pois sabemos que o modelo atual de treinamento e capacitação foi criado há mais de um século, na época da revolução industrial, para treinar operários para fábricas. Por esta razão que o método tradicional de ensino não engaja e não capacita.

Neste sentido, em muitos segmentos a gamificação tem sido usada como uma forma de aumentar o engajamento, transformando a jornada de aprendizagem numa competição saudável e divertida. Um dos cases de sucesso que nos inspirou foi o Duolingo, plataforma para aprender idiomas com mais de 300 milhões de usuários no mundo, e que utiliza elementos de jogos para ensinar diferentes línguas.

Corretora Yuny jogando no app da Play2sell.

Quando iniciamos a operação da Play2sell, no início de 2018, logo conquistamos nosso primeiro cliente, a Yuny Store, house de uma importante incorporadora de mesmo nome. Havíamos fechado a primeira rodada de investimento, com um grande número de investidores anjo do segmento imobiliário.

Apesar de estarmos otimistas, pairava sobre nós uma dúvida: quando jogamos em um aplicativo de línguas, por exemplo, nossa maior motivação é aprender inglês. Será que o corretor quer e acredita que precisa se capacitar?

Esta dúvida nos consumiu até criamos um modelo que teve resultados surpreendentes. Foi um programa de incentivo de vendas, focado em prêmios e vantagens, de forma que os corretores se sentiram estimulados para baixar o app e começar a jogar. Mais tarde fomos conquistando mais clientes, entre incorporadoras e imobiliárias, focando sempre na capacitação deste profissional. Grande nomes do mercado foram se juntando a nossa base de clientes, como RE/MAX Brasil, EVEN, e tantos outros.

Recentemente, apenas 8 meses após iniciarmos com a Yuny, fizemos um desafio em tempo real, a “Maratona de quizzes”. Ao parabenizarmos o corretor campeão, Raphael Branco, 25, perguntamos porque ele era um de nossos usuários mais engajados. “Hoje eu jogo mais pelo aprendizado do que pelos prêmios, porque você vendendo ganha mais do que o próprio prêmio”, conta.

Raphael Branco, corretor campeão da maratona de quizzes da Play2sell.

Alessandro Tessicini, diretor geral da Yuny Store, afirma que as expectativas foram superadas e que está muito satisfeito com os resultados. “Nosso último lançamento foi o Grand Habitarte. Tínhamos uma expectativa de venda que foi superada! Foram mais de 30% vendidos em 30 dias… com certeza a gamificação ajudou bastante, porque o pessoal estava muito engajado. O time foi excelente”, relata.

Agora estamos em uma nova etapa. Neste mês de novembro abrimos a segunda rodada de investimento, com o objetivo de multiplicar por dez nossa receita recorrente em 18 meses. Até dia 15 de dezembro iremos fechar o grupo. Já temos mais da metade levantada com os atuais investidores.

Gostaria portanto de agradecer o empenho e dedicação deste time maravilhoso e saudar nossos clientes e investidores que acreditaram desde o começo, ajudando a transformar o mercado imobiliário e a educação corporativa com uma abordagem totalmente inovadora, engajadora e divertida. Tenho muito orgulho do que estamos construindo e extremamente feliz com os resultados.

Felipe Dos Santos
CEO & co-founder of Play2sell

Website: https://www.p2s.me/