Proprietário veja qual a melhor forma de anunciar seu imóvel

Algumas dicas para o proprietário anunciar seu imóvel para venda ou locação

A maneira que o seu imóvel é anunciado faz muita diferença. Utilizando os canais e ações certas você conseguirá alugar seu imóvel em curto espaço de tempo e com segurança.

Abaixo vamos detalhar as vantagens e desvantagens de anunciar com ou sem o apoio de uma imobiliária. 

Anunciar o imóvel sem corretor de imóveis

Há diversas formas de anunciar o imóvel por conta própria, como por exemplo, utilizando jornais, portais na internet e redes sociais.

Normalmente, os proprietários apostam neste tipo de divulgação para fugir da tarifa de administração cobrada pelas imobiliárias. Em caso de aluguel, um percentual mensal é descontado em cima do valor pago pelo inquilino. A taxa varia de acordo com a imobiliária. Quando se trata da venda do imóvel, o corretor de imóveis que intermediou a negociação tem direito a uma comissão.

A presença desta taxa faz com que muitos proprietários prefiram anunciar o imóvel através de placas informativas, jornais ou sites específicos para este serviço.

Se este for seu objetivo, a dica é buscar por páginas seguras e com grande audiência Confira Aqui!

A visibilidade do imóvel na internet depende também de imagens com qualidade. Deixe seu imóvel preparado para receber visitantes e aposte em fotografias que valorize os cômodos. É importante destacar que ao publicar um anúncio na web sem o direcionamento certo, ele vai atingir todos os tipos de pessoas, incluindo as de má fé.

Saiba que ao anunciar por conta própria você precisa ter tempo livre para atender as pessoas atraídas pelo anúncio. Terá que informar sobre os cômodos, custos, acompanhar as visitas ao imóvel e negociar valores. Ser flexível neste momento é fundamental para não perder o interessado.

Outros cuidados importantes quando a intenção é anunciar sem a imobiliária: Vistoria, contrato e inadimplência.

Nesta etapa é aconselhado que você encontre um profissional qualificado para formular os documentos e confirmar se o futuro locatário pode pagar pelo aluguel.

Segundo a Lei do Inquilinato, o laudo de vistoria não é um documento obrigatório, mas garante que o imóvel seja entregue pelo inquilino nas mesmas condições iniciais.

Já o contrato de locação deve seguir as normativas determinadas na Lei e principalmente, constar qual a punição no momento de inadimplência do aluguel. 

Anunciar o imóvel com imobiliária ou corretor de imóveis

Anunciar com a consultoria de um corretor de imóveis ou de uma imobiliária é ideal para quem possui pouco tempo para lidar com as burocracias exigidas pelo aluguel.

Quando o corretor de imóveis ou a imobiliária fica responsável por anunciar o seu imóvel, ela faz a divulgação do mesmo e utiliza de estratégias de marketing para que ele seja visto pelo maior número possível de interessados.

A sua casa ou apartamento será divulgado no site da imobiliária, o visitante que se interessar poderá conferir todos os dados sobre o imóvel no mesmo instante e entrar em contato imediatamente. O interessado também pode ser impactado pelo anúncio através de outros canais de comunicação, como redes sociais.

A maioria das imobiliárias não mede esforços para ter profissionais capacitados em negociar valores e fazer com que o seu imóvel seja ocupado em um curto espaço de tempo. Elas preparam os corretores de seguros para que eles sejam eficientes em atrair locatários e compradores.

Anunciar diretamente com uma imobiliária, significa que ela assumirá toda a parte da papelada para o imóvel ser negociado cumprindo o que é exigido em Lei. No caso de locação, isto é, laudo de vistoria do imóvel feito por um profissional qualificado, contrato de completo, a garantia locatícia para oferecer segurança ao proprietário e o prazo de locação de comum acordo. O corretor de imóveis ainda deve acompanhar as visitas ao imóvel e intermediar as conversas necessárias entre interessado e o proprietário.

Anuncie seu imóvel com uma imobiliária ou corretor de imóveis confiável

Como você pôde notar no artigo, a melhor forma de anunciar é através de uma imobiliária. Mas é necessário ter atenção em escolher a empresa que vai administrar o seu imóvel. Algumas empresas podem deixar de oferecer o serviço que você precisa, por isso, é válido pesquisar por imobiliárias com tradição e competência.

Converse com amigos e familiares, selecione as imobiliárias que mais te interesse, conheça os serviços realizados e troque informações com o responsável ou corretor de imóveis.

Leia Também: Sites Gratuitos para anunciar seus imóveis

Deixe seu comentário