Veja 3 dicas de como comprar um imóvel sem se endividar

Organizar suas finanças e ter planejamento é fundamental para comprar o seu tão sonhado imóvel

O sonho da casa própria é algo que está na maioria dos brasileiros, porém nem todos conseguem adquirir. Muitos possuem dúvidas de como investir e guardar dinheiro para alcançar esse sonho, o que acaba dificultando a realização. Organizar um planejamento de finanças é fundamental para comprar um imóvel de qualidade, basta ter foco em economizar.

Comprar um imóvel é algo que deve ser decidido com cautela; inicialmente, você precisa identificar quais são os seus gastos, e entender se o investimento irá caber dentro do seu orçamento. O setor imobiliário vive queda e ascensão constantemente, por isso é importante estar atento a essas mudanças e fazer a escolha certa.

De acordo com a educadora financeira Herica Gomes, em entrevista para o jornal Gazeta, o valor investido na compra de um imóvel deve ser de até 30% da renda familiar. Segundo ela, essa porcentagem está dentro de um valor que não compromete a outras dívidas. A famosa “reserva de emergência” também deve ficar de fora do investimento, pois esse valor deve ser destinado apenas para imprevistos.

A compra e venda de imóvel também possui diversos meandros burocráticos, pois envolve negociações, obtenção de documentos em nome de vendedores, avaliações do imóvel, entre outros. Caso esteja comprando um imóvel, é importante que os documentos e requisitos legais estejam em ordem, pois qualquer problema pode desacelerar o processo.

Selecionamos aqui algumas dicas primordiais para você realizar o sonho da casa própria.

Poupar dinheiro

Para adquirir um móvel novo, uma das melhores dicas para você se planejar é guardar dinheiro, porque separando um valor todo mês, você irá conseguir fazer com que os juros compostos trabalhem para você. Pode parecer difícil no começo, e você ache que leva muitos anos para isso, mas tudo isso depende do volume que você ganha mensalmente e de como se planeja.

Busque pagar todas as dívidas

Pagar as dívidas é o ideal antes de comprar um apartamento ou uma casa, porque ao efetuar a compra, é bem provável que você gaste boa parte do dinheiro que possui. Consulte o seu score na Serasa e verifique suas dívidas, pois você deve ter um plano B, caso perca o emprego e não consiga pagar as contas.

Faça uma renda extra

Além do seu trabalho, o importante é realizar um planejamento de renda extra para ajudar a pagar o valor da mensalidade. Caso tenha algum conhecimento específico, faça trabalhos como freelancer, pois existem diversas vagas que pagam bem – às vezes, além do que você recebe por mês. Se for emitir nota fiscal, abra um MEI (Microempreendedor Individual), que é muito fácil de fazer e pode ser feito digitalmente.

Deixe seu comentário