Publicidade Vantagens exclusivas para corretores de imóveis na Accounttech
Home Corretor de Imóveis Projeto altera cobrança da taxa de corretagem em negócio imobiliário

Projeto altera cobrança da taxa de corretagem em negócio imobiliário

0
Em 2016, decisão do STJ permitiu transferir a taxa de corretagem para o comprador Fonte: Agência Câmara de Notícias
Seminário Mulheres no Mercado Imobiliário

Projeto determina que a taxa de corretagem será paga pelo vendedor, salvo na hipótese de o comprador contratar o corretor de imóveis para intermediar a negociação

O Projeto de Lei 4066/21 determina que o comprador só será responsável pelo pagamento de comissão ou de serviço de assessoria quando contratar o corretor de imóveis para pesquisar ou intermediar a negociação do imóvel. O texto em análise na Câmara dos Deputados insere o dispositivo no Código Civil.

“Em 2016, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu pela legalidade de cláusulas contratuais que transferem ao adquirente a obrigação de pagar a comissão de corretagem na compra de imóvel, desde que seja previamente informado dessa obrigação”, afirmou o autor da proposta, deputado licenciado Carlos Bezerra (MT).

“Até então, a jurisprudência do STJ caminhava no sentido de atribuir o ônus da taxa de corretagem ao vendedor, salvo na hipótese de o comprador contratar o corretor para pesquisar e intermediar a negociação”, observou Bezerra. “O projeto busca demonstrar que a Câmara não admite retrocessos na proteção ao consumidor.”

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Banner com informações sobre resgate de presentes e publicidade imobiliária

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Deixe seu comentário