O momento de investir em imóveis é agora

Com as taxas de juros cada vez mais baixas, o período é ideal para investir em imóveis, seguindo índice da maior rentabilidade média apurada no país.

Mais alguns meses e 2020 chega ao final. O ano foi totalmente atípico do ponto de vista da saúde, pois o mundo enfrentou uma pandemia jamais vista. Por outro lado, o setor da construção civil atingiu picos de crescimento surpreendentes e, pelo o que tudo indica, um novo ciclo econômico está se reiniciando. Nesse momento de crise mundial, o investimento imobiliário acaba sendo uma das melhores opções para quem busca rentabilidade e menor risco: uma aposta palpável, já que a taxa básica de juros está em queda – 2% ao ano, o que levou os bancos a terem as menores taxas de juros de financiamento habitacional da história. investir em imóveis

É neste cenário que a aquisição de um imóvel e o financiamento – por parte da população que ainda vive de aluguel ou mesmo para quem busca investimentos acaba sendo o melhor negócio. A solidez do mercado da construção civil é a tendência de valorização dos imóveis nos próximos anos, o que torna os investimentos imobiliários uma das melhores alternativas do mercado.

“Com as taxas de juros baixas, o financiamento a longo prazo acaba sendo a opção mais segura neste período durante a pandemia. Por conta disso, muitas pessoas estão retirando o dinheiro de aplicações financeiras para investirem em imóveis”, alerta Bruno Chuery, sócio diretor da Bild Desenvolvimento Imobiliário em Araraquara (SP).  

Segundo dados da Abrainc – Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, as vendas de imóveis no segundo trimestre de 2020 tiveram alta de 10,5%, na comparação com o mesmo período do ano anterior. A entidade acredita que, com as quedas dos juros e a perspectiva de que a economia vai se recuperar a médio e a longo prazo, os investidores projetam os imóveis com um caminho de sustentabilidade nos negócios, pois sofrem menos impacto, comparado às instabilidades financeiras.

“O que percebemos é que com o custo de oportunidade, com a baixa rentabilidade na renda fixa, muitos compradores passaram a buscar outros tipos de investimentos que possam trazer rentabilidades mais expressivas neste contexto. A possibilidade de comprar um imóvel e ganhar mais que a renda fixa com a valorização do m² e com a renda de aluguéis deve levar grande parte dos clientes a decidir pela aquisição imobiliária nos próximos meses”, mostra Bruno Chuery.  

O diretor compara ainda a valorização imobiliária com investimentos comuns como poupança, renda fixa (CDI), bolsa de valores (Ibovespa), fundos imobiliários (IFIX) ou índices como o dólar e a inflação (IPCA): até hoje imóveis apresentaram a maior rentabilidade média contabilizada no período de 2008 a 2013.

“Nos últimos dois anos, um volume significativo de novos consumidores entrou no mercado imobiliário através do crédito e estamos assistindo a essa corrida pelo financiamento imobiliário, mesmo em tempos de pandemia”.  

Segundo dados da ABECIP (Associação das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), os financiamentos imobiliários com recursos das cadernetas do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) atingiram R$ 11,7 bilhões em agosto de 2020, representando um crescimento de 8,3% em relação ao mês anterior. Comparado ao mês de agosto de 2019 houve um crescimento de 74,7%. O volume financiado em agosto foi o maior, o que representa um aquecimento nos preços do mercado ao longo dos próximos meses.

Investimento em Araraquara

Para quem vive na região de Araraquara, uma opção rentável de investimento é o recente lançamento da Bild Desenvolvimento Imobiliário, construtora com mais de 13 anos de atuação em cidades dos Estados de São Paulo e Minas Gerais, que conta com 48 empreendimentos lançados, destes 25 já foram entregues (incluindo três hotéis) e uma carteira de mais de 4 mil clientes. O empreendimento Moove Concept Home traz opções de apartamentos de 59 a 77m² (com 1 ou 2 suítes) e ainda oferece serviços compartilhados para deixar a vida mais prática, através da versatilidade de plantas inteligentes e a possibilidade de integração de ambientes com um living gourmet ou com a lavanderia embutida. O edifício será construído no bairro São Geraldo, uma região estratégica de Araraquara, próximo à Avenida 36.

Por que imóveis são as melhores alternativas para investimento neste momento?

1) Eles se transformam em renda mensal (via aluguel).
2) É um investimento seguro, que sofre menos impacto das instabilidades financeiras, mesmo em momentos de crise.
3) Sempre apresentaram rentabilidade no longo prazo.

Fonte: *Abrainc

Deixe seu comentário