Olá, corretor de imóveis! Aqui é o Bruno Lessa e novamente estou neste espaço para falar de um tema bem atual: o bom momento para quem trabalha com imóveis PRONTOS!
Quer o mercado imobiliário está bombando, isso você com certeza já sabe! Por todo o Brasil temos visto excelentes índices de vendas e muitos corretores de imóveis fazendo ótimos negócios. imóveis prontos
No entanto, há um fator que chama nossa atenção: este bom momento tem sido favorável principalmente para os imóveis PRONTOS, tanto os novos quanto os usados, mais até do que os imóveis comprados na planta.
E por que isso acontece? Bom, por diversos fatores! Vou enumerar alguns:
Redução da taxa básica de juros SELIC
A taxa Selic, que é a taxa básica de juros da nossa economia, está no menor patamar da história! No momento em que escrevo este texto (10/12/2020), o Comitê de Política Monetária do Banco Central (famosos “COPOM”) decidiu por manter a taxa em 2%. Isso favorece o mercado imobiliário de diversas formas mas, principalmente, estimula instituições financeiras a reduzirem a taxa final que é cobrada nos financiamentos imobiliários.
Volta dos investidores para o mercado imobiliário
Com a taxa Selic a 2%, os investimentos em renda fixa não remuneram adequadamente o capital do investidor. Portanto, os investidores mais conservadores que hoje possuem capital alocado em Poupança, CDBs, fundos DI, dentre outros, estão buscando alternativas seguras e previsíveis para obter uma melhor rentabilidade.
É nesse ponto que o mercado imobiliário cai como uma luva! Muitos estão saindo destas aplicações e voltando a comprar imóveis para obter renda com alugueis.
Financiamento bancário facilitado – imóveis prontos
Com um custo de captação menor, a maior parte dos bancos reduziu a chamada “taxa balcão”, que é a taxa de juros cobrada dos clientes na hora de conceder o crédito imobiliário.
Desta forma, podemos dizer que financiar um imóvel está mais fácil e até “mais barato”, pois hoje o cliente consegue financiar um valor maior e até pagar uma parcela menor do que pagaria no ano anterior.
Soma-se a isso a grande concorrência entre os bancos, que estão de olho neste cliente de crédito imobiliário, deixando o ambiente muito favorável para quem quer comprar um imóvel.
Diversidade de produtos financeiros
Como se não bastassem todos os fatores acima, existem hoje diversos tipos de financiamentos disponíveis: juros pré-fixados, juros pós-fixados, correção atrelada à poupança, correção atrelada à inflação, enfim… muitas opções para que o cliente possa escolher dependendo do seu perfil.
Pois é, corretor… não é a toa que o mercado está bombando! Aproveite para surfar esta onda e fazer um bom pé de meia! imóveis prontos
Eu fiz um vídeo falando sobre isso com diversos argumentos para te ajudar a conversar com o seu cliente e fechar mais negócios, dá uma olhada:
Espero que tenha gostado! Desejo muito sucesso nas negociações! Grande abraço e até o próximo post!
Bruno Lessa – Profissional do setor imobiliário e autor de livros sobre Marketing Imobiliário.
Bruno Lessa é publicitário com pós-graduação em Gestão de Marketing e Comunicação pela ECA/USP e diversos cursos de extensão em marketing, vendas e gestão no Brasil e no exterior. É autor dos livros Marketing Imobiliário, Marketing de Relacionamento no Setor Imobiliário e A Jornada de Compra do Imóvel, publicados no Brasil, e do livro Marketing de Relaciones en el Sector Inmobiliario, publicado em espanhol para toda a América Latina.
Fonte: Blog Homer