Herdei um imóvel, e agora?

De vez em quando nos deparamos com filmes ou roteiros de séries onde o protagonista está lá, vivendo sua vida, quando recebe uma grande herança! Quais as chances de isso acontecer na vida real? Saiba que, se essa herança “bombástica” for um imóvel, as chances podem ser grandes.

Não é incomum que pessoas recebam heranças, até mesmo de imóveis em Campo Grande (MS). Essa é a chamada sucessão de bens, que pode transmitir bens imóveis ou móveis após a constatação de morte ou ausência (desaparecimento) de uma pessoa. A partir desse momento, diversos efeitos jurídicos são gerados, pois a pessoa que morreu pode ter dívidas a pagar, créditos a receber, patrimônio a transmitir, entre outras questões.

Após toda a parte jurídica ter se estabelecido, se você realmente possui um imóvel herdado, precisa pensar de que forma irá gerir esse novo bem. Em primeiro lugar, se você não tem casa própria, mora de aluguel e paga valores altos, duas questões são importantes a se pensar: devo morar naquele local ou poderia vendê-lo para adquirir minha casa dos sonhos? Nesses dois casos, ganhar um imóvel pode vir a calhar, e muito, para tirar do papel aquela sua vontade de sair do aluguel.

Porém, se você não mora de aluguel, tem sua residência própria, ou não te interessa morar naquela casa, apartamento, ou construir naquele terreno – já que a localização e o estado de uma residência influem numa decisão assim – faça uma avaliação de investimento. Pense se haverá mais lucro em alugar ou vender, lembrando sempre que, quando não estiver alugado, o imóvel gerará despesas como IPTU, condomínio e outras.

De qualquer forma, veja isso como uma grande oportunidade de investimento a baixo custo, já que, em primeiro lugar, você ganhou aquele bem, e em segundo, a manutenção pode ser muito mais baixa do que o investimento inicial que você não fez.

A última e viável opção é efetuar a venda daquela propriedade e aplicar o dinheiro para rendimentos, ou investir em outra coisa. Tudo dependerá dos seus sonhos, anseios e do que deseja buscar.

Gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário!