Endomarketing cada vez mais presente nas imobiliárias!

Não é de hoje que o mercado imobiliário é conhecido por ser um ambiente bastante competitivo e com alta rotatividade. Nesse contexto, as ações de endomarketing para imobiliárias podem fazer toda a diferença no futuro do negócio.

Em qualquer empresa, preservar um bom ambiente interno é tão importante para o sucesso do negócio quanto os esforços em marketing e comunicação para o público externo.

Quem atua diretamente no dia a dia de uma imobiliária sabe que nesse nicho a situação não é diferente. Ainda mais se formos levar em conta os diversos agravantes que tornam a rotina desse setor ainda mais complexa.

Podemos citar a ausência de vínculo empregatício entre o corretor de imóveis e a imobiliária, por exemplo. Caso que é bastante comum, visto que os corretores costumam atuar em regime autônomo, mesmo que firmem parcerias de trabalho com as imobiliárias.

Assim como essa, outras características do setor imobiliário contribuem para uma alta taxa de rotatividade entre os corretores.

Por sorte, uma das principais estratégias para solucionar esses casos é o investimento em endomarketing.

Você já conhece essa expressão? Sabe o que significa e qual a sua importância? Entende como aplicá-la no seu negócio imobiliário?

Neste artigo você confere a resposta para essas perguntas e, além do mais, irá descobrir 5 dicas essenciais de endomarketing para imobiliárias.

O que é endomarketing para imobiliárias?

A palavra endomarketing é uma soma do já famoso termo “marketing” com o prefixo de origem grega “endo”, que quer dizer “dentro”.

Logo, o endomarketing também pode ser traduzido como marketing interno. Ou seja, ele diz respeito às ações de promoção e valorização da imagem da empresa, voltada para o público interno.

Nas imobiliárias, esse conceito está diretamente ligado com a relação entre os gerentes, corretores e demais colaboradores do negócio.

Para que serve o endomarketing para imobiliárias?

Assim como em qualquer empresa, a aplicação de boas estratégias de endomarketing para imobiliárias pode proporcionar uma série de benefícios.

Podemos citar, por exemplo, a redução na taxa de rotatividade dos corretores de imóveis, uma das principais dores enfrentadas pelos gerentes imobiliários ao redor do Brasil.

A melhoria no ambiente de trabalho e a valorização do profissional que faz parte do crescimento do negócio são, sem dúvidas, resultados muito positivos do endomarketing.

Outro retorno positivo que pode ser fruto dessa estratégia é a retenção de novos talentos..

Como a barreira de entrada e saída dos corretores de imóveis nas imobiliárias é bem pequena, é comum que essas empresas percam grandes profissionais, simplesmente por não oferecerem condições favoráveis para o corretor exercer suas funções.

E esses são somente alguns dos inúmeros exemplos de como o endomarketing pode transformar a rotina das imobiliárias.

Como aplicar o endomarketing na minha imobiliária?

Começar a aplicar as ações de endomarketing no seu negócio imobiliário pode ser muito mais fácil do que se imagina.

Se você pensa que é necessário alocar um alto investimento para executar essas estratégias, garanto que está muito enganado.

Com simples mudanças de atitude ou pequenos esforços para melhorar a comunicação interna, já é possível notar a diferença positiva no ambiente.

Para ilustrar, cumprindo o que está no título deste artigo, vamos trazer 5 dicas essenciais de endomarketing para imobiliárias.

1 → Realize capacitações e treinamentos para desenvolver as habilidades

Sem dúvidas, uma das melhores ações de endomarketing é oferecer treinamentos, capacitações e mentorias para os colaboradores.

Conhecimento nunca será um gasto, mas sim um investimento.

Dessa forma, a imobiliária demonstra que valoriza os seus empregados e que está disposta a investir no crescimento profissional e pessoal da sua equipe.

Além de melhorar o clima organizacional, os treinamentos geram retorno imediato para empresa, visto que os membros estarão ainda mais capacitados e qualificados para desempenhar as suas funções.

2 → Mantenha o diálogo constante com a sua equipe

A melhor maneira de entender o ambiente interno é conversando com os colaboradores.

Antes de propor qualquer ação, é indispensável ouvir o que os membros da equipe têm a dizer.

Promover reuniões periódicas em grupo ou individuais com cada colaborador ajuda a gestão a entender tudo que está dando certo e o que precisa ser corrigido na empresa.

3 → Pratique métodos justos de comissionamento

Um dos principais atritos existentes na parceria entre corretores de imóveis e imobiliárias diz respeito à comissão aplicada. Em média, a comissão recebida pelos corretores gira em torno de 6% do valor concretizado na negociação.

Claro que o percentual aplicado vai de acordo com o modelo de negócio de cada imobiliária. Entretanto, existem imobiliárias que optam por repartir a comissão do corretor, reduzindo sua remuneração final para cerca de 1 a 2% do valor.

Por isso, muitos corretores acabam trocando de imobiliárias por se sentirem desvalorizados ou preferindo seguir a carreira como profissional autônomo.

4 → Forneça o equipamento necessário para plena execução das tarefas

Não é nenhuma novidade que o mercado imobiliário está se digitalizando cada vez mais.

Logo, imobiliárias que ainda trabalham exclusivamente com planilhas, arquivos de remessa e retorno e outras papeladas podem estar ficando para trás.

Garantir o equipamento ideal para sua equipe atuar, também significa uma demonstração de confiança e valorização do trabalho dos colaboradores.

E além de representar um aumento significativo na produtividade, também impacta diretamente no desempenho das vendas da sua imobiliária, tornando todo o processo mais lucrativo.

5 → Promova pequenos eventos e confraternizações internas

Por fim, não se esqueça de realizar pequenos eventos e confraternizações. Seja na comemoração do aniversário de algum dos membros da equipe, recompensa por bater a meta em determinado período ou simplesmente por um happy hour.

Todas essas ações, mesmo que pequenas, contribuem para gerar um senso de pertencimento entre os colaboradores e a imobiliária.

Deixando claro que cada um dos funcionários tem um papel especial e importante para o sucesso da empresa.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta