6 segredos que todo corretor de imóveis deve saber sobre captação

Diante de tanta concorrência no mercado imobiliário, tudo que puder ser feito para garantir mais vendas e lucratividade, está valendo muito. Uma dessas estratégias é a captação de imóveis — que é essencial para o corretor de imóveis que pretende se diferenciar e garantir mais sucesso no setor.

No entanto, captar imóveis requer muita dedicação, jogo de cintura e, sobretudo, conhecimento na área. Dessa forma, e por meio de algumas ações infalíveis, será possível garantir mais negociações e, consequentemente, mais lucratividade para a imobiliária.

Neste artigo, você terá mais informações sobre captação de imóveis, além de conhecer algumas dicas para conquistar seus objetivos, de maneira eficiente. Boa leitura!

Afinal, o que é captação de imóveis?

Captar imóveis seria procurar propriedades em potencial que estão disponíveis para venda ou locação. Eles serão destinados às demandas que surgirem e, dessa forma, aumentarão a carteira de ofertas do corretor ou da imobiliária. Ou seja, a captação de imóveis quer dizer buscar novas oportunidades de negócios. É, na verdade, uma estratégia muito importante, visto que atrai mais clientes. A quantidade de imóveis que o corretor ou a imobiliária disponibilizarão aos interessados garantirá maiores possibilidades de negócios.

No entanto, para que tudo seja feito de forma eficiente, é necessário que o corretor esteja atento ao mercado. Ele deve buscar imóveis em excelentes condições, que atendam às principais tendências e ao público-alvo da imobiliária. Apesar de ser uma tarefa complexa, é possível, por intermédio de algumas ações, aumentar as chances de captação de imóveis e, assim, poder oferecer as melhores unidades aos clientes. Veja, a seguir, as principais!

1. Marque presença digital

Garantir uma forte presença digital, na qual a empresa seja sempre lembrada, é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Com as imobiliárias não seria diferente, não é mesmo? Afinal, hoje as pessoas buscam imóveis pela internet para depois, já quase decididos, fazerem a visita. Na verdade, é um espaço que alcança um grande número de pessoas. Permite uma exposição considerável para reforçar a imagem da marca, além de garantir um relacionamento mais estreito com o cliente.

As redes sociais colaboram muito com isso. Permitem que você se conecte com o seu público mais facilmente, aumentando o seu networking. O Instagram é um ambiente digital muito interessante para o setor. Essa rede social possibilita que os corretores visualizem as propriedades disponíveis para captação — em especial, se você mantiver contato com outros profissionais do setor imobiliário.

2. Mapeie regiões estratégicas

Os melhores corretores conhecem muito bem as regiões nas quais atuam. Na verdade, mapear as áreas onde mais trabalham é uma prática muito estimulada no setor imobiliário — uma vez que saem na frente quando surgem as melhores ofertas de imóveis para vender ou alugar. No entanto, esse mapeamento deve estabelecer alguns critérios, para que os imóveis captados sejam de boa qualidade e atendam ao público-alvo do corretor ou da imobiliária. Veja o que considerar:

  • qualidade das ruas e avenidas do local;
  • segurança;
  • infraestrutura — verificar se há oferta de escolas, comércio, entre outras;
  • localização — se é próximo a locais importantes, como do centro da cidade;
  • índice de valorização do imóvel;
  • entre outros.

Vale ressaltar que regiões com a presença de novos empreendimentos imobiliários merecem atenção, assim como as que incluem projetos de metrôs, terminais rodoviários, entre outros. São locais que tendem a valorizar.

3. Aposte em marketing pessoal

O ideal é que a captação de imóveis se dê a partir do proprietário. Dessa forma, as negociações são mais rápidas e certeiras, isso porque você passa a encabeçar a lista — diferentemente do que ocorre quando você capta um imóvel que já consta na lista de alguma imobiliária.

Para isso, você deve ter acesso aos proprietários que desejam vender seus imóveis. Isso pode ser feito por meio de um trabalho feito a partir do marketing pessoal. Para trabalhar sua imagem, é necessário estar presente profissionalmente nas redes sociais, para que seu nome esteja ligado ao setor e seja lembrado, quando necessário.

4. Atente-se às tendências

Acompanhar as tendências do mercado é essencial para qualquer corretor e imobiliária. Isso se aplica também à captação de imóveis — visto que os que serão oferecidos aos clientes vão garantir decisões mais assertivas e estratégias com melhores êxitos. Diante disso, é necessário se atentar às principais variáveis que fazem com que a maioria dos clientes se decida por fechar as negociações.

Isso porque, é comum que as exigências mudem e se mantenham em determinados pontos nos quais o público que deseja comprar ou vender um imóvel passa a valorizar. São elas:

  • infraestrutura;
  • localização;
  • valor do metro quadrado;
  • vizinhança;
  • fatores econômicos, como a taxa SELIC.

Uma boa dica é acompanhar constantemente sites, revistas e publicações relacionadas ao setor imobiliário com atualizações dessas variáveis que atraem clientes.

 5. Mantenha um bom networking

Como já falamos, manter um networking é essencial, e não somente nas redes sociais, mas também pessoalmente em ambientes nos quais o corretor de imóveis convive ou frequenta. As parcerias firmadas nesses locais de convivência são essenciais para que o nome do corretor seja lembrado. Diante disso, é preciso se atentar a alguns espaços onde surgem as melhores oportunidades.

É importante um contato mais próximo com alguns profissionais, como os porteiros, síndicos e zeladores que, normalmente, sabem quando surge uma boa oportunidade de captação de imóvel. O objetivo deve ser criar uma relação de confiança em alguns locais nos quais o corretor tenha acesso, para que essas informações cheguem com regularidade e, assim, aumentem a carteira de imóveis.

6. Anuncie em portais imobiliários

Buscar parcerias com portais imobiliários pode garantir mais sucesso, tanto para o corretor quanto para a imobiliária. Utilizar esse espaço garante mais evidência, principalmente se seus anúncios forem caprichados com campanhas bem elaboradas, além de adequadas ao formato e exigências de cada site.

Como você viu neste conteúdo, captar imóveis e garantir mais sucesso nas vendas e locações depende de uma série de medidas que, se bem aplicadas, certamente, vão garantir mais e melhores negociações no setor imobiliário.

Fonte: Moving Imóveis

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta