Decoração apartamento pequeno: dicas e inspirações

Confira dicas incríveis para decorar apartamento pequeno e otimizar espaços!

Decorar apartamentos pequenos é um desafio. É preciso pensar bem em cada espaço para poder ter tudo o que você precisa em casa e sem ficar um ambiente poluído e apertado.

Por isso, tem algumas dicas que são valiosas e imprescindíveis na hora de decorar apartamentos pequenos. Confira!

Trabalhe grandes superfícies

A primeira dica é sempre pensar em decorar com grandes superfícies. Ou seja, use elementos grandes e integrados ao invés de vários elementos menores.

No caso do piso, nossa é dica é: use um piso para todo o apartamento! Essa integração vai trazer uma sensação de que o espaço é bem maior e vai deixar o visual mais limpo e moderno.

No caso das paredes, também é aconselhado que trabalhe com grandes superfícies. Planeje um painel ou um revestimento para a parede inteira.

Uma opção bacana também é usar espelho, pois ele gera uma sensação de amplitude. Mas cuidado, não encha o apartamento de espelhos, eles devem ser usados com moderação e em lugares estratégicos.

Escolha cada elemento da decoração criteriosamente

Na hora de decorar apartamentos pequenos é fundamental que você libere espaços e tenha uma circulação livre. Por isso é importante pensar no que realmente precisa estar na sua decoração.

Escolha poucos elementos, mas itens importantes e que tragam personalidade à decoração, ao invés de encher o apartamento de móveis e objetos.

O excesso de coisas vai deixar o apartamento com pouca circulação e com uma decoração carregada que pode ser tornar cansativa e gerar uma sensação de que o espaço é ainda menor.

Opte por quadros e adornos maiores ao invés de vários pequenos. Escolha almofadas lisas que tenham uma trama ou textura interessante que traga personalidade para espaço sem poluir o ambiente como por exemplo a almofada tricot ou almofada de macramê.

Priorize itens que tragam aconchego

Nossa casa, seja ela pequena ou grande, deve ser um lugar onde a gente tenha prazer de estar. Um espaço para renovar as energias da correria do dia a dia. Por isso é importante que ela seja aconchegante.

Não há regras quanto a utilização de cores. O importante que você escolha elementos que te tragam esse bem-estar. Mantenha a casa sempre perfumada, com velas e difusores, tenha uma mantinha no sofá, escolha texturas acolhedoras e intimistas.

Pequenos gestos, como arrumar a mesa com guardanapos de linho e porta guardanapos torna o momento da refeição muito mais especial e agradável.

Móveis Planejados

Por fim, mas não menos importante, é fundamental que os móveis do seu apartamento pequeno sejam planejados. Isso porque cada espacinho conta, você deve tirar proveito de cada metro quadrado.

Estude exatamente o que você precisa em termos de prateleiras e armários e execute de forma com que o espaço seja otimizado e aproveitado da melhor forma possível.

Móveis funcionais, como por exemplo um puff que também serve como baú para armazenar objetos, ou um sofá que também sirva como cama podem ajudar na otimização de espaços. No quarto, você pode ter uma cama, por exemplo com um gavetão em baixo para armazenar travesseiros e edredom.

Com planejamento e criatividade você consegue deixar seu apartamento pequeno muito agradável, bonito e com tudo o que você precisa!

Deixe seu comentário