Creci-SP suspendeu o processo de inscrição da Hubbers e notificou seus sócios a prestarem esclarecimentos.

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo requereu ao jornal Valor Econômico retratação pública acerca da veiculação de comprometedora matéria relativa ao ramo imobiliário, intitulada “Hubbers chega ao mercado paulista como a 1a imobiliária sem corretores”.

“Divulgar tal prática como uma atividade regular no mercado imobiliário é o mesmo que promover a abertura de um hospital que não necessite de médicos para o atendimento, ou de uma construtora que não exija a presença de um engenheiro em suas obras”, advertiu o presidente do Creci-SP, José Augusto Vianna.

Segundo a matéria, a star-up Hubbers Real Estate chegaria ao mercado paulistano, com a promessa de ser a primeira imobiliária sem corretores. Inspirada nos modelos de inovação do Uber e do Airbnd, a empresa, que requereu sua inscrição no referido Órgão como pessoa jurídica em junho passado, se propõe a ser um “hub” que conectaria, diretamente, vendedores a potenciais compradores.

Risco à sociedade

Vianna lembrou que a intermediação imobiliária sem a participação direta de corretor de imóveis é proibida por lei e lamentou a falta de prudência, ao se promover a divulgação de matéria dessa natureza à revelia do Creci-SP, contrariando o princípio do contraditório no bom jornalismo, pondo a sociedade em risco, no que diz respeito ao seu patrimônio imobiliário.

Assim que tomou conhecimento do fato, a Coapin do Creci-SP suspendeu o processo de inscrição da empresa e notificou seus sócios a prestarem esclarecimentos. Estes afirmaram que a matéria não espelha o modo que a empresa operará, com respeito às normas que regulam a atividade dos corretores de imóveis e não terem qualquer responsabilidade sobre a interpretação dada pelo jornal.

A empresa também negou que se trate de “imobiliária sem corretores”, se disse surpreendida pelo título da reportagem e assumiu o compromisso de atuar através de corretores devidamente inscritos neste Conselho assim que der início às suas atividades.

Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos nas redes sociais abaixo

Gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário!