Como convencer um cliente a contratar uma imobiliária?

Muita gente deixa de contratar uma imobiliária para vender ou alugar imóveis por conta própria. Assim, a responsabilidade por cobrar o aluguel, fazer vistoria no imóvel e negociar os reparos é do próprio proprietário.

Mas isso é seguro? O dono do imóvel tem as ferramentas necessárias para resolver qualquer tipo de problema?

Sendo curto e grosso: fazer todas essas tarefas por conta própria não é nada recomendável. Contar com um profissional capacitado para ajudar tanto na venda como na compra de um imóvel é a melhor maneira de evitar ciladas.

Veja como você pode convencer proprietários de imóveis e compradores em potenciais a contratar uma imobiliária:

Quem decide não contratar uma imobiliária?

 A princípio, é preciso entender qual é o perfil das pessoas que dispensam os serviços de uma imobiliária ou de um corretor de imóveis autônomo.

De modo geral, essas pessoas buscam maior agilidade para concretizar a negociação e tem a visão de que o gasto com a imobiliária é desnecessário, já que ficará tudo por sua conta.

Mas sabe aquela história de que o barato pode sair caro demais? Então…

Quais as consequências de não recorrer a uma imobiliária?

 Negociar a compra de um imóvel diretamente com o proprietário, sem a intermediação de um profissional, é o mesmo que consertar um carro sem a ajuda de um mecânico. Num primeiro momento, até pode funcionar, mas você não tratará com um especialista.

A transação imobiliária só é concluída, de fato, quando todas as documentações estão assinadas. Qualquer erro na papelada pode custar muito caro para as partes envolvidas na negociação. É possível, por exemplo, deixar de assinar um documento e, assim, dar o dinheiro e não virar o proprietário do imóvel no papel.

Vale a pena alertar seus clientes quanto a esses problemas e, claro, colocar seus serviços à disposição.

Como a imobiliária garante segurança na negociação?

 Por trás de toda imobiliária, existem especialistas em Direito Imobiliário que prestam assessoria jurídica para evitar qualquer problema nas documentações da negociação. Além disso, a imobiliária é responsável por coletar os dados das duas partes envolvidas na negociação.

Com a experiência da imobiliária nesse tipo de negócio, a chance de acontecer um erro é, praticamente, zero.

Plataforma ERP ville Imob

Compensa colocar um imóvel à venda pela imobiliária?

 Se seus clientes fizerem essa pergunta, a resposta deve ser: sim! Os serviços que a imobiliária presta para quem quer vender um imóvel valem a pena mesmo com a comissão.

Na verdade, o valor da comissão inclui o trabalho de encontrar interessados no imóvel, organizar contratos, agendar visitas e lidar com o feedback da negociação. Em outras palavras, evita uma bela dor de cabeça.

Além disso, a imobiliária tem uma carteira diversificada de clientes e mantém contato frequente com eles. O poder de divulgação da imobiliária é fantástico e isso aumentará a visibilidade da oferta. Elas ainda avaliam o preço do imóvel com base no valor do mercado e prepara tudo para que a negociação se encerre num tempo ideal.

Quem procura imóvel deve contratar uma imobiliária?

 Se seus clientes fizerem essa pergunta, a resposta deve ser: sim! Passear pelas ruas e procurar plaquinhas de vende e aluga parece cena de filme românico. É lindo, mas quanto tempo gasto para encontrar o imóvel perfeito, hein?

Quem está procurando um imóvel pode se beneficiar da enorme oferta da imobiliária. Isso quer dizer que serão apresentados imóveis que cabem dentro do orçamento do possível comprador, bem como se enquadrem em seu perfil.

Sua imobiliária está pronta para atender aos clientes?

 Não adianta nada convencer as pessoas de contratar os serviços da sua imobiliária, se ela não está pronta para atender aos clientes. Na prática, isso significa ter um grande portfólio de imóveis captados,  responder todas as dúvidas de seus clientes prontamente.

Para tanto, a melhor maneira é contar com uma plataforma que reúna todas as informações dos clientes e de seus imóveis e, mais do que isso, seja capaz de fazer um cruzamento de dados. Aqui, o CRM imobiliário da ville imob surge como uma ótima alternativa. Conheça!

 

Fonte: Plataforma ville Imob
Artigo publicado primeiramente no Blog ville Imob

Gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário!