Como morar bem em São Paulo?

Morar bem em São Paulo é, para alguns, um sonho. Para outros, uma oportunidade de trabalho ou de estudo.

Independentemente do objetivo em questão, você precisa conhecer e organizar os pontos mais importantes que te possibilitem morar bem nesta cidade.

Como muitas pessoas que pretendem morar ou moram em São Paulo têm dúvida do que dá para fazer para viver melhor nesta cidade, separamos seis sugestões para te ajudar a ter uma vida de qualidade nesta metrópole.

Então, siga a leitura para saber mais.

1- Para morar bem em São Paulo: trabalhe perto de casa

Fonte: Travel Tips Brasil

Um dos maiores desafios para quem mora em São Paulo é a distância percorrida de casa para o trabalho, o trânsito caótico e os tumultuados horários de pico.

Esses são alguns dos fatores que diminuem a qualidade de vida de qualquer pessoa que vive em cidade grande.

Para evitar que isso aconteça, escolha um lugar para morar conforme as oportunidades de trabalho disponíveis naquela região.

Você pode escolher um local para morar em São Paulo de maneira estratégica, conforme o exemplo a seguir.

More próximo das grandes corporações

A região do Itaim Bibi é onde estão localizadas as grandes multinacionais como a Samsung, o Facebook, o Google e as instituições financeiras, por exemplo.

Assim, se for trabalhar em alguma dessas empresas ou em algumas das outras que prestam serviços para elas, o ideal é procurar imóveis nas proximidades e no contra fluxo para evitar os tumultos e os engarrafamentos.

Dessa maneira, você aproveita melhor o seu dia e ainda curte todas as atividades recreativas e educacionais disponíveis na região.

2 – Localização e custo-benefício

Ainda pensando nos benefícios de morar perto do trabalho, vamos fazer um contraponto para você decidir melhor sobre o local para morar em São Paulo

Imóveis na região periférica de São Paulo costumam ser mais baratos?

Sim, mas você precisa analisar todos os agravantes ao tomar a decisão de morar muito distante do trabalho. Então verifique se:

  • A região tem alto índice de assaltos?
  • Quanto gastará com condução ou combustível para se locomover até o trabalho?
  • Quanto tempo, em horas, gastará por dia nesse percurso?
  • Existem parques e áreas de lazer nas proximidades?

Esses são pontos importantes quanto ao custo-benefício na hora de decidir morar longe ou perto do local de trabalho, pois, colocando na ponta do lápis, o barato pode sair muito mais caro.

3 – Preocupe-se com a sua saúde mental

Fonte: Metrô São Paulo

São Paulo é uma cidade com vasta programação cultural e ótimas oportunidades de emprego.

Porém, a realidade da vida dos moradores desta metrópole não é muito fácil.

Como em qualquer outro lugar do País, aqui tem pobreza, desemprego, falta de segurança, entre outros problemas.

A questão é que, em São Paulo, tudo parece multiplicado por mil, devido à superpopulação. Estima-se que a metrópole tenha cerca de 22,04 milhões de habitantes.

E se você é uma pessoa que vem de cidades pequenas e interioranas, em que existem costumes mais provincianos, é provável que estranhe o jeito independente dos paulistanos.

Pensando em preservar a sua saúde mental, procure morar em locais que tenham fácil acesso a parques, bares, cinemas, teatros, livrarias e faça muitos amigos por lá.

4 – Se possível, não tenha carro

Ainda pensando de maneira estratégica para morar bem e com qualidade de vida em São Paulo, se puder, não tenha carro.

É preferível usar Uber ou metrô para se locomover na cidade, por questões de tranquilidade e redução de despesas financeiras; afinal, o custo de vida por aqui é bem alto.

5 – Tenha uma rede de apoio

É sempre muito bom ter uma relação de amigos que se possa contar na hora do aperto, não só isso, mas para se divertir também.

Mesmo porque, quem muda de cidade, estado ou país, geralmente, sofre com muito com a solidão, por causa da ausência de pertencimento, tão importante para o ser humano.

Se pretende morar em São Paulo, faça muitos contatos nas redes sociais ou com algum conhecido que more na cidade, e crie laços. No começo, você vai precisar desse apoio.

6 – Comprar ou alugar um imóvel?

Para morar bem em São Paulo é necessário pensar em possibilidades para economizar dinheiro. E diminuir gastos com o pagamento de aluguel pode ser uma ótima opção de economia.

Assim, se você veio para ficar, é interessante analisar as possibilidades de adquirir o seu imóvel próprio.

Primeiro pense quanto te custa pagar aluguel na região onde pretende morar; depois, pesquise o que vai fazer para melhorar a sua vida com o dinheiro que poderá economizar comprando um imóvel.

Muitas vezes, para morar bem nesta cidade, é recomendável garantir um imóvel para chamar de seu. Assim, que tal conferir alguns dos apartamentos à venda em São Paulo e garantir sua moradia do que pagar aluguel caro?

Deixe seu comentário