Como calcular a taxa de retorno nos investimentos em imóveis

Investir em imóveis não é uma tarefa fácil, mas planejar bem e utilizar as ferramentas certas para estabelecer os planos, certamente aumenta as chances de o investimento dar certo. Seja você o locatário de um imóvel, um investidor que está começando no ramo imobiliário ou até mesmo um profissional da área, é necessário calcular a taxa de retorno do imóvel.

Para calcular a taxa de retorno, é necessário sentar à mesa e fazer as contas para ver se vale a pena. Essa é uma das etapas fundamentais do investimento, já que revela se há alto ou baixo risco.

Como fazer o cálculo?

Para começar o cálculo, some tudo que foi investido no empreendimento: valor do imóvel, a mobília, reformas, etc. Isso vai depender se o imóvel é usado ou não. Inclua também os custos que são fixos, como o imposto de renda, entre outras taxas. O resultado dessa soma é o Capital Inicial, que é o valor reconhecido sobre o que foi gasto.

Em seguida, divida o capital inicial pelo lucro líquido mensal – que é a quantidade de dinheiro que você ganha com a venda ou locação do imóvel. Por exemplo, suponha que o valor total aplicado no imóvel tenha sido de R$ 300 mil e que a renda líquida seja de R$ 3 mil. Ao dividir, o resultado indicará a taxa de retorno, que será de 1% ao mês. Se este lucro for encarado em um ano, será de 12%. O mesmo serve para investimentos em planta, visto que é um dos mais lucrativos no mundo imobiliário.

Vale lembrar que para quem alugar, é necessário avaliar bem o local do imóvel. Com a desvalorização de algumas regiões, isso pode afastar os locatários e, portanto, dificultar as chances de encontrar um cliente. Por isso é necessário estudar as áreas disponíveis e escolher uma em potencial.

Mercado imobiliário em potencial

Para quem busca empreendimentos imobiliários para investir, certamente a resposta está em Gramado: nos últimos anos, pesquisas revelam que a cidade não só cresceu no mercado turístico mas também no imobiliário, num aumento de 55% – uma ótima oportunidade de investimento para quem busca crescer nos negócios e se estabilizar.
Portanto, saiba como calcular a taxa de retorno e fique de olho: Gramado é um local excelente para investir em imóveis, devido à valorização de preços em curto prazo.

E você, sabia da importância de calcular a taxa de retorno? Conte nos comentários!

Fontes: Index Urban e Index Temporada

Gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário!