Agora é a melhor hora para Investir em imóvel?
Esta questão é muito recorrente quando falamos sobre Mercado Imobiliário. A dúvida em relação ao qual o melhor momento para comprar um imóvel tem sido cada vez mais comum, ainda mais com o mundo dinâmico com tecnologias disruptivas, bitcoins, inteligência artificial, enfim, diversos fatores que podem mudar o preço e valor das coisas de uma hora para outra.
Dito isto, muitas pessoas estão em dúvidas se este seria o melhor momento para uma Compra de Imóvel.
Vale lembrar de validar sua saúde financeira antes de efetuar este tipo de investimento. Por muitas vezes o investimento imobiliário chega no prazos de 30 anos e isto pode representar um longo período de programação. Ressaltando ainda que, mesmo em caso de financiamento, você deve ter pelo menos 20% do valor do imóvel em mãos para poder financiar.
Dito isto, vamos aos fatos. Atualmente o banco central manteve a taxa SELIC em 13,75% ao ano, ela foi decidida no dia 21 de junho de 2023 pelo Copom, que decidiu manter a taxa.
Sabemos que a Selic, taxa básica do Mercado Imobiliário, influencia diretamente nos valores dos financiamentos. Ou seja, o dinheiro fica mais caro, menos pessoas tem acesso a ele e a inflação tende a cair a curto/médio prazo.
Quando refletimos isto sobre o Mercado Imobiliário, as pessoas que tem necessidade de compra agora podem pensar ser um mau negócio em função dos juros estarem altos.
O custo do dinheiro mais alto, ou seja JUROS, pode ser visto de uma outra maneira. Como menos pessoas tem acesso ao dinheiro surge uma boa hora de comprar e fazer um bom negócio.
Seguindo a própria lei da oferta e da demanda, você pode considerar que quanto menos pessoas estão comprando, a tendência de queda dos valores de mercado é certa. Isto vale dizer que dentre as pessoas que estão vendendo seus imóveis, haverá uma “disputa” por estes compradores que tem potencial de compra, iniciando-se assim um campo aberto de possibilidades de uma boa negociação a quem está adquirindo um imóvel.
Os valores do Juros estão mais caros, porém a margem de negociação na compra do imóvel acabam sendo mais favoráveis. Basta você fazer o custo benefício destas opções e entender o cenário que estamos passando hoje.
O momento do mercado imobiliário acaba sendo do comprador, pela escassez de recursos. Aqueles que já possuem dinheiro em caixa para investimentos, estão procurando opções e oportunidades para validarem seus investimentos. A diversificação, ainda mais em imóveis, é sempre um dos melhores caminhos a ser seguido.
Considerando uma compra à vista, este é o melhor momento para se comprar um imóvel. Maior margem de negociação, menos dinheiro no mercado, maior chance de encontrar uma boa oportunidade de investimento.
Falando à respeito de quem irá financiar sua compra, devemos levar em conta os seguintes critérios:
1) Você irá comprar o imóvel com uma precificação boa de mercado, pelo momento da Oferta e demanda, isto por si só já deve balancear o peso do juros em um primeiro momento.
2) Assim que as taxas de juros abaixarem, o mercado deve se reaquecer, a demanda por imóveis irá subir e naturalmente os valores irão subir.
3) Considerando ainda que você adquira um imóvel, com 80% de financiamento, taxa de juros “ALTA”, você está pagando mais barato no valor final do imóvel do que em um mercado comum e você ainda tem a possibilidade de solicitar uma portabilidade do seu financiamento em qualquer momento.
A Portabilidade seria similar a quando falamos em troca de plano de celular. O mercado oferece algo melhor do que você possui e você pode pedir para alterar seu plano para um outro banco. Esta é a melhor arma para o cliente, comprador ou consumidor, para garantir uma boa compra.
Taxa de juros baixou de 9,8% para 6,5%? Solicite sua portabilidade e desfrute do seu imóvel da melhor maneira!
Fazendo o resumo geral, creio que SIM, este é o melhor momento para comprar um apartamento imóvel principalmente para quem possui os valores à vista. Fique ligado e esteja sempre atendo com as atualizações e dicas de como comprar um apartamento.