A importância do Marketing no setor imobiliário

Marketing imobiliário e sua importância para o mercado imobiliário

O marketing imobiliário é um meio prático para conquistar novos clientes para vender os seus imóveis.

Por esse motivo, empresários do setor e corretores de imóveis que sabem usar as estratégias de marketing a seu favor vendem mais que aqueles que insistem em manter as tradições comerciais para venda de imóveis.

Se você é um desses profissionais, mas ainda tem dúvidas sobre a importância do marketing imobiliário, continue lendo para compreender melhor sobre esse assunto.

O que é o marketing imobiliário?

O marketing imobiliário é um método estratégico de divulgação que empresas desse ramo utilizam para atrair pessoas interessadas no que elas têm para vender.

Em outras palavras, esse é um recurso muito poderoso para:

  • Ser visto e reconhecido no mercado;
  • Fortalecer a marca da empresa;
  • Criar conexões e aumentar as vendas.

Assim, incorporadores, construtoras e imobiliárias que utilizam estratégias de marketing estão sempre bem-posicionadas no mercado.

Qual a importância do marketing no setor imobiliário?

O marketing no setor imobiliário é importante porque com ele é possível criar estratégias para atrair o público ideal para cada categoria de imóvel.

No entanto, essa tática é uma via de mão dupla, porque beneficia tanto o vendedor quanto o comprador.

Isso porque o primeiro, usando critérios de segmentação de clientes, compreende as necessidades deles e produz conteúdo informativo que facilita a sua decisão de compra.

O comprador, por outro lado, ao encontrar as suas dúvidas respondidas, procura o profissional que o ajudou, porque já estabeleceu alguma conexão com ele.

Estratégia de segmentação para o setor imobiliário

A segmentação é uma das estratégias mais poderosas do marketing, pois é por meio dela que os anúncios de produtos e serviços são direcionados para público certo.

Uma amostra do que estamos falando seria elaborar uma estratégia de marketing para o público Y, ou seja, um público de 18 a 35 anos, que usam dispositivos móveis e são influenciados pelos vídeos de imóveis disponíveis na internet.

Assim, o corretor que deseja vender apartamentos em São Paulo, por exemplo, para um público que tenha as características da Geração Y produzirá informações direcionadas para eles.

O poder do conteúdo informativo para marketing imobiliário

Comprar um imóvel é uma decisão que demanda tempo, pesquisa e opinião de muitas pessoas, sejam elas da família ou não.

E, nesse período conhecido como jornada do comprador, se sai melhor quem conhece as principais dúvidas desse público e as responde com informações como:

  • Como encontrar o imóvel ideal para comprar;
  • Como a taxa do IGP-M impacta o reajuste do aluguel e a sua decisão de comprar um imóvel?

Esse é o tipo de informação educativa que aumenta a autoridade do vendedor de imóveis na internet, pois quem investe um tempo produzindo e disponibilizando essas informações está de fato interessado na satisfação do comprador.

Como o marketing digital impacta a área imobiliária?

O maior impacto do marketing digital no mercado imobiliário é o alcance das publicações.

Isso porque uma peça de conteúdo pode atingir milhares de pessoas em poucos minutos em qualquer lugar do Brasil e, quiçá, do mundo.

Mas para isso é preciso seguir alguns passos para dar certo. Confira!

1– Escolha um nicho

O comportamento do comprador na internet é um pouco diferente de quando ele vai até a sua imobiliária. Lá, você pode deixar todo o seu mostruário exposto sem problemas, mas na internet ganha mais visibilidade quem trabalha com nichos de mercado.

Isso significa que é preciso escolher um nicho imobiliário para atuar on-line, ainda que tenha diversas opções de imóveis para vender.

Portanto, defina um nicho do seu mercado para criar sua estratégia de marketing na internet.

2 – Faça vídeos para mostrar o seu interesse em ajudar

Quem produz e publica vídeos com dicas mostra o genuíno interesse em ajudar o comprador. Assim, faça uma lista das principais dúvidas do seu cliente e dê dicas que solucionem seus problemas.

3– Posicione-se como autoridade no seu mercado

Consumidor informado é consumidor preparado para comprar. Então eduque o seu mercado.

Para isso, use vídeos, postagens nas redes sociais, artigos para blogs. Quanto mais você ou sua marca aparecer, mais fácil será se tornar uma autoridade no assunto.

4– Entreviste pessoas importantes no seu mercado

Aumente a sua autoridade entrevistando pessoas com comércio na sua cidade, que trabalham na secretaria de obra, no desenvolvimento ambiental ou na associação comercial.

Essas entrevistas vão te ajudar a construir influência, muito importante para aumentar a sua autoridade. O importante antes de entrevistar é criar um roteiro sobre o assunto que será apresentado.

Agora que sabe a importância do marketing imobiliário para aumentar as vendas, leia neste artigo o que é INCC, como ele impacta o valor do imóvel e como calcular. Essa é mais uma informação que o seu cliente precisa saber antes de comprar um imóvel.

Deixe seu comentário