5 tipos de reparos que você pode fazer em casa sem ajuda profissional

Confira nossas dicas para consertar sua casa sozinho e gastando somente o necessário

Manter a casa constantemente limpa e organizada não é uma tarefa nada fácil. Além da preocupação com as despesas fixas de água, luz e internet, por exemplo, uma hora ou outra surge a necessidade de fazer alguns reparos no encanamento, nas paredes ou na estrutura da residência.

Nessas horas, é normal querer recorrer à ajuda de terceiros ou até mesmo de profissionais, mas nem sempre o orçamento é suficiente e, na maioria das vezes, esses problemas que aparecem sem avisar podem ser resolvidos rapidamente. Pensando nisso, selecionamos alguns consertos fáceis que você mesmo pode fazer em casa sem precisar contratar os serviços de um especialista:

Pintar paredes

Apesar do serviço demandar bastante atenção, a tarefa é simples e pode ser bastante divertida. Primeiro, limpe e lixe o local que será pintado. Não pinte nem no sentido horizontal, nem no vertical – faça a pintura em “W”. Isso garante um maior percurso para o rolo e cobre melhor a área.

Vista roupas velhas, forre a área com papelão ou jornal para evitar manchas de tinta no piso e afaste os móveis das paredes. Fita crepe grossa nos rodapés ajuda a prevenir erros.

Trocar a resistência do chuveiro elétrico

Esse é um dos reparos mais comuns, mas que requer cuidados próprios para que a troca seja rápida e prática, e garanta o bom funcionamento do chuveiro. O primeiro passo é desligar o disjuntor para a sua segurança. Logo após, retire a mangueira, o espalhador e o disco separador do chuveiro para encontrar a resistência queimada.

Utilizando um alicate de bico, tire a resistência antiga desconectando-a dos terminais e, na sequência, instale a nova resistência de acordo com as localizações de cada terminal. Atente-se para os três terminais de conexão da resistência: A, B e C. Encaixe novamente o disco separador, o espalhador e a mangueira do chuveiro. Para evitar que a resistência seja danificada, coloque o chuveiro na função “Desliga” e deixe a água fria escorrer por alguns segundos.

Evite choques e nunca mexa com eletricidade com os pés descalços, mesmo que o disjuntor esteja desligado. O recomendado é que trabalho seja feito durante o dia, para aproveitar a luz natural e não lanternas.

Desentupir pias

Seja na cozinha, na lavanderia ou no banheiro, uma pia entupida pode ser um grande incômodo, principalmente em apartamentos. Dependendo do caso, algumas receitas caseiras como jogar água fervente ou refrigerantes de cola pelo ralo até funcionam, mas a alternativa mais indicada para desobstruir a passagem da água é a limpeza do sifão (peça que conecta o ralo à tubulação).

Comece utilizando um balde embaixo dele para escoar a água que está na tubulação. Depois, desenrosque a parte superior e deixe a sujeira descer para o balde. Alguns modelos de sifões não precisam ser retirados por inteiro, que já possuem uma abertura exclusiva para depositar a sujeira. Não tenha medo e use luvas para evitar incidentes.

Ler blogs e assistir vídeos, especialmente os do formato “Faça Você Mesmo” (“Do It Yourself”, do inglês) também pode te ajudar bastante, mas esteja sempre atento às medidas de segurança para garantir que tudo aconteça da forma mais segura e tranquila possível. Se o reparo tiver a mínima possibilidade de colocar sua vida em risco, não hesite em pagar pelo serviço.

Deixe seu comentário