10 ideias lindas e prática para decorar salas

Seja em um ambiente com pouco ou muito espaço, existem, sempre, ideias de como decorar uma sala. Para isso, é preciso ter alguns cuidados e, por que não, lançar mãos de alguns truques.

Existem diversos materiais que podem ser usados nesse sentido. Uma decoração em madeira mais flexível pode apresentar mais resiliência, caso você decida colocar peso em cima do piso, por exemplo.

Já, se você procura um pouco mais de rigidez, pode lançar mão de pisos em cerâmica ou porcelanato. Especialmente, se mora em regiões mais quentes.

Assim, hoje, você verá 10 ideias de como decorar salas, para que a sua fique, exatamente, como você quer. Fique com a gente e saiba como.

Defina o estilo da decoração

Obviamente, esse é o primeiro passo. Afinal, todo projeto começa com uma ideia e, em seguida, com a sua preparação.

Você deseja um estilo mais industrial? Ou gostaria de um painel canelado na sua parede mais espaçosa? Qual estilo combina mais com você?

Lembrando que, quanto mais espaço a sua sala tiver, mais rebuscado pode ser o seu estilo. Assim, se ela for pequena, você deve mantê-la simples. Prefira estilos clean, orientais, minimalistas ou contemporâneos, se for o caso.

Por outro lado, espaços maiores comportam estilos mais sofisticados. Ou, até mesmo, mais de um, visto que a informação não ficará abarrotada.

Escolha as cores

As cores são fundamentais para aumentar ou diminuir um ambiente, se for o caso. Assim, para aumentar uma sala prefira tons de branco, marfim, pérola e tons pastéis. E, para diminuir o espaço, prefira tons escuros.

Logicamente, que o contrário não está proibido. Mas, apenas, para detalhes. Como tapetes, listras ou padrões geométricos, por exemplo.

Defina o tamanho do sofá

O seu sofá deve estar de acordo com o tamanho da sua sala. Assim, salas grandes podem comportar sofás grandes ou em L. E, pequenas, demandam menores.

Também deve-se considerar quantas pessoas moram na casa. Ter um ou, no máximo, dois lugares a mais é o suficiente. Para que não haja desperdício de espaço.

Além disso, você pode apostar nas poltronas. Nesse sentido, mesmo em salas menores, é possível combinar peças grandes e pequenas.

Escolha os outros móveis

Depois do sofá, escolha os outros móveis. As regras são parecidas com as de escolha das cores.

Para ganhar espaço, uma boa opção é fixar a TV na parede. Em salas pequenas, você ganha espaço. E, em ambientes grandes, preenche uma área considerável.

Uma ideia que combina com qualquer ambiente são os nichos e prateleiras. Dessa forma, você ganha mais área de circulação e, ainda, enfeita o lugar.

Iluminação

A iluminação tem o poder de transformar o ambiente. Em parceria com as cores escolhidas, ela pode aumentar ou tornar o ambiente mais aconchegante.

É importante, nesse caso, definir a posição da sala, em relação à casa. Caso ela receba luz natural, você gastará menos com isso. Caso contrário, alguns spots de luz serão necessários.

Trocando em miúdos, quanto mais luz, maior a sua sala ficará. E quanto menos iluminada, menor parecerá.

As cores das cortinas, também, influenciam nessas sensações. Assim como os tecidos. Quanto mais leves, maior amplitude dão ao ambiente.

Espelhos

Os espelhos possuem a capacidade de, literalmente, multiplicar o ambiente. Então, devem ser usados com parcimônia, em salas amplas.

No entanto, em ambientes menores, eles são muito bem-vindos. Ainda mais, por contribuírem com a iluminação.

Nesses casos, pode ser uma boa ideia colocar um espelho grande atrás do sofá. Ou vários pela sala. Com o devido cuidado, uma parede toda espelhada é bastante interessante.

Defina a mesa de centro

Esse móvel só virá se a sala tiver, logicamente, espaço suficiente para comportá-lo. Caso contrário, use uma mesa lateral.

Mesas de madeira, fazem o espaço diminuir. Por outro lado, as de vidor garantem maior amplitude, por iluminarem melhor o lugar.

Escolha os tapetes

Desenhos geométricos são um acerto, quase sempre. E, como dissemos, as cores são fundamentais para a iluminação. No entanto, você tem uma liberdade maior aqui, para brincar com os tons.

Listras verticais, também, podem servir para aumentar a sua sala. E os tapetes podem estar alinhados com os móveis ou, tradicionalmente, embaixo deles.

Aposte em móveis multifuncionais

Esse tipo de mobília faz maravilhas com o seu espaço. Especialmente se eles possuem espaço para armazenar as coisas.

E, como já mencionamos, prateleiras e nichos não servem, apenas, para guardar as coisas. Mas, da mesma forma, para dar um toque especial à sua sala.

Complemente a decoração

Depois desses 9 passos fundamentais para decorar salas, chegou a hora de arrematar a sua decoração. Para isso, você pode optar por peças fáceis d se mover. Como, por exemplo, vasos, quadros ou almofadas

O importante é que o projeto tenha a sua cara. Para que, dessa maneira, a sua sala, independentemente do tamanho, passe a noção de ser parte do lar. E, portanto, de você.

Deixe seu comentário