Veja como será a nova linha de financiamento imobiliário da Caixa

A nova linha de financiamento imobiliário da Caixa deve contar com correção da caderneta de poupança.

Veja como será a nova linha de financiamento imobiliário da Caixa
A nova linha de financiamento imobiliário da Caixa deve contar com correção da caderneta de poupança.

A nova linha de financiamento imobiliário da Caixa deve contar com correção da caderneta de poupança, como já ocorre em instituições como Itaú e Banco Inter. Na prática, quem optar por essa linha arcará com juros menores, em comparação aos empréstimos tradicionais.

Como vai funcionar a nova linha de financiamento imobiliário da Caixa?

A divulgação sobre a criação da nova linha ocorreu durante evento da Associação Brasileira de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). O presidente da Caixa Econômica Federal informou, sem muitos detalhes, que “Estamos discutindo um quarto produto agora, devemos lançar em breve e esse produto veio com a competição. Isso é muito bom, isso gera eficiência.”

Como dito, os juros da linha de financiamento imobiliário da Caixa devem acompanhar a poupança. O rendimento desse investimento é de 70% da Selic, somado a Taxa Referencial (TR), que hoje está zerada. A Selic está hoje em 2% ao ano, seu menor patamar histórico. Então, conforme essa taxa subir, os juros do financiamento da casa própria também sobem.

Caixa tem 3 linhas de financiamento da casa própria

A Caixa conta com três linhas de financiamento imobiliário, que usam como referencial para os juros a TR, IPCA e juros prefixados. Ao passo que, também se diferenciam quanto ao tipo de imóvel e a quantidade de parcelas. Veja as características de cada uma:

  • Crédito imobiliário com IPCA: nessa modalidade, o financiamento usa como base o índice oficial de inflação do país, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). As taxas de juros variam de IPCA + 2,95% a IPCA + 4,95% ao ano, para compra de imóvel novo ou usado. Ao passo que, o prazo de pagamento é de 360 meses.
  • Crédito imobiliário pela TR: há também o financiamento imobiliário da Caixa que é atrelado à Taxa Referencial (TR), que atualmente está zerada. As taxas de juros variam entre 6,50% e 8,50% ao ano, para compra de imóvel novo ou usado, bem como de terreno. Ademais, o prazo de pagamento é de 420 meses.
  • Crédito imobiliário com taxa pré-fixada: por fim, nessa modalidade os juros não sofrem alterações ao longo do financiamento. As taxas variam de 8% a 9,75% ao ano.

Fonte: DCI

Deixe seu comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui