SP: regiões esquecidas estão atraindo compradores de imóveis, diz estudo

Pesquisa também apontou que a maioria dos compradores são investidores

Regiões que até então não eram tão procuradas no setor imobiliário, os bairros Brás e Bom Retiro receberam 11 lançamentos imobiliários entre 2010 e 2012. De acordo com um estudo da consultoria de imóveis Lopes, as duas regiões também estão se valorizando, com o metro quadrado de apartamentos custando, em média, R$ 5 mil.

De acordo com a diretora de Inteligência de Mercado da Lopes, Cristina Crisci, as duas regiões são carentes de apartamentos novos e estão passando por um processo intenso de desenvolvimento. “Com a chegada de novos empreendimentos aliados ao investimento da Prefeitura, os bairros têm atraído cada vez mais a atenção do mercado imobiliário”, conta ela. Para Cristina, essa movimentação atrai tanto moradores quanto investidores.

Quanto ao perfil de compradores analisados pela Lopes, 61% das aquisições foram de investidores, entre 2010 e 2012. Já 31% buscavam um imóvel para moradia própria e o restante queria comprar para uso de terceiros.

Perfis

Ainda de acordo com o estudo, feito com 184 clientes, a idade média do comprador é de 36 anos, com uma renda familiar média de R$ 14 mil mensais. De todos os entrevistados, 53% são casados ou vivem juntos, sendo que 41% fizeram a compra de seu primeiro imóvel, escolhendo as regiões do Brás ou Bom Retiro.

Empresários e comerciantes representaram 39% dos clientes e assalariados somaram 32%. Ainda de acordo com o estudo, as principais razões que os levaram a escolher estas regiões está a opção de investimento, seguida pela localização – tanto pela consideração do bairro quanto pela proximidade do trabalho.

Do total de compradores, 80% são oriundos da capital paulista e 5% são de Guarulhos. Os outros 15% vieram de cidades da região metropolitana e do interior do Estado de São Paulo.

Por Heraldo Marqueti Soares

Fonte: InfoMoney

Deixe seu comentário