Para facilitar reformas e mudanças, app faz montagem da planta a partir do celular
Os sites de busca de imóveis estão ganhando seção de informações sobre vizinhanças, aplicativos para celulares e guias práticos para quem está de mudança. Isso porque, no Brasil, 60% do processo de compra de uma casa ou um apartamento é online, de acordo com os dados da Google para o setor apresentados na Pense o Setor Imobiliário com a Google 2013, ocorrido em agosto.
O cofundador e chefe de operação do site VivaReal no Brasil, Diego Simon, conta que, por ter sido criado por empreendedores norte-americanos e brasileiros, o site incorporou os serviços mais complexos e sociais que já eram tendência lá fora, em 2009, quando a crise do subprime já tinha afetado o setor imobiliário dos Estados Unidos.
— Temos blog de conteúdo onde há comentários e textos de moradores sobre a vizinhança. Lá, quem estiver pesquisando um apartamento pode saber de particularidades e se tem alguma coisa que não te agrada naquela rua. Temos também um aplicativo, para que a pessoa filtre a busca como quiser, incluindo sua própria localização. Ele acha um imóvel de interesse bem perto de onde ele está.
Leia Também!
Sites Gratuitos para divulgar seus imóveis
Ganhando tempo e dinheiro no estande de vendas
Curso de Captação de Imóveis para corretores
Simon conta que o VivaReal decidiu oferecer um conteúdo diferenciado para melhorar a pesquisa do internauta e aumentar a segurança do comprador na hora de negociar um bem de alto valor.
— Quanto mais informação, mais chances para o tal “achado”. Certas informações, aliás, podem fazer grande diferença para quem compra ou mesmo aluga um imóvel em outra cidade. Os aspectos culturais influenciam nos preços. Em Belo Horizonte, os condomínio com área privativa valorizam o apartamento. Em Salvador, conta muito a área de lazer. No Rio Grande do Sul e Santa Catarina, os apartamentos com churrasqueiras são mais caros, mas não é todo mundo que sabe disso.
Outros sites, como Imovelweb, por exemplo, também trazem uma seção de notícias e dicas, com ideias de decoração e maneiras de aumentar as chances de vender um imóvel.
Também voltado à fase de decoração e mobília, o aplicativo MagicPlan permite ao comprador de um imóvel obter as dimensões dos cômodos da planta. Para usá-lo, basta baixar o app, posicionar-se ao centro da sala, apontar o smartphone para cada canto e pronto: o aplicativo indica as medidas, o posicionamento de portas e janelas e o endereço do imóvel, incluindo cidade, Estado e CEP.
Já o aplicativo da VivaReal cataloga os imóveis de acordo com o filtro de faixa de preço, número de quartos, banheiros e região que o internauta procura.
Pesquisa segura
Vários sites oferecem busca de imóveis, mas é preciso cautela na hora da pesquisa, alerta Simon.
— É preciso fazer uma pesquisa aprofundada. É recomendável o site que trabalhe apenas com pessoa jurídica, porque assim é possível verificar o passado do imóvel, checar o contrato, e mesmo ter segurança na hora de visitar o apartamento, que é para não cair em armadilhas de criminosos. No VivaReal, por exemplo, trabalhamos com corretores que têm autorização do Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis).
Simon lembra que uma pesquisa segura também leva em conta o preço do imóvel. Para ele, é fundamental assegurar que o preço ofertado esteja dentro das estimativas do mercado.
Sites como o Quanto Vale meu Apê?, Zimp e 123i prestam serviços focados no real valor dos imóveis no território nacional. Por meio deles, o usuário que estiver procurando um imóvel para comprar pode comparar preços entre imóveis parecidos na mesma região. No caso do 123i, a pesquisa é feita pelo próprio site, que confere as reais condições do piso e os dados das imobiliárias e corretoras.
Felippe Constancio
Fonte: R7