Saiba como tirar o CRECI, e se tornar um corretor de imóveis

Não tem como negar que ser um corretor de imóveis é uma profissão de encher os olhos. Além de estar consolidado no mercado, esse trabalho permite bons ganhos financeiros. No entanto, para atuar neste ramo é preciso capacitação profissional, sendo obrigatório que o corretor faça um curso e retire a carteirinha do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) do seu estado. tirar o CRECI

O órgão, que também dá nome à certificação, é responsável por validar o seu registro profissional como corretor de imóveis. E isso é indispensável para qualquer negociação e documentação dentro da profissão. Desta forma, o CRECI é para os corretores, o que a Organização de Advogados do Brasil (OAB), por exemplo, seria para advogados e o Conselho Regional de Medicina (CRM) seria para médicos.

Para que entenda, essa certificação para corretores de imóveis é exigida e regulamentada pela Lei Federal nº. 6.530/78. Com isso, somente profissionais autorizados pelo CRECI podem fazer o registro de imóveis ou terrenos. Sem essa certificação a atividade pode ser considerada ilegal.

Mas para tirar o CRECI você deve, em primeiro lugar, se formar em um curso autorizado e reconhecido pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis. A Paulo Roberto Leardi pode ser uma boa alternativa para isso, já que ela criou a Universidade Corporativa Paulo Roberto Leardi, que oferece cursos e treinamentos em várias áreas – do sistema integrado de tecnologia da imobiliária ao atendimento ao cliente. Cadastre-se Aqui!

As aulas são à distância, em formato de vídeos e com questionários que devem ser respondidos pelo aluno. Ao todo, são aproximadamente 100 videoaulas, tanto para corretores quanto para franqueados. E elas estão divididas em dois grandes módulos: “Trilha de aprendizado”, quando o estudante mergulha em todas as etapas do mercado imobiliário para entender como ele funciona, e “Tutoriais do Sistema da Leardi”, quando franqueados e corretores aprendem a mexer no sistema integrado de tecnologia da Leardi.

Além disso, você deve fazer também um estágio obrigatório. Para isso, você deverá procurar uma empresa imobiliária ou corretor de imóveis, pois, nessa fase, é preciso possuir um responsável técnico, um corretor credenciado que responderá ao CRECI pelo estágio realizado.

Depois de concluir o curso e com o diploma em mãos, você pode solicitar seu CRECI definitivo. Mas fique atento, pois existe um Conselho Regional em cada estado, com suas próprias normas em relação ao mercado imobiliário. tirar o CRECI

Para obter informações específicas sobre regras para a sua região, basta ir até uma das sedes do CRECI ou acessar os sites específicos, que contêm todas as informações sobre o processo de formação.

Por que tirar o registro?

Além de poder atuar como corretor de imóveis, tirar o CRECI significa, também, que assim como as negociações de um imóvel ou terreno, você vai conhecer a fundo as diretrizes da profissão e conseguirá entender as condições da área trabalhada.

Somente corretores de imóveis credenciados no Conselho Regional podem realizar com segurança uma transação imobiliária. Por isso, a fiscalização e a defesa do consumidor são feitas de perto pelos profissionais da área. E a penalidade para aqueles que atuam sem autorização pode variar em até dez vezes a anuidade cobrada pelo CRECI para cada corretor descredenciado. tirar o CRECI

E não são apenas os corretores que precisam ter registro no órgão. Uma imobiliária que não esteja registrada é passível de receber punições, ter suas atividades encerradas e até responder judicialmente por isso. Neste caso, diferentemente do corretor, que possui CRECI físico, a imobiliária pode ter o CRECI jurídico (já que é uma empresa) ou o CRECI físico (que será o registro do corretor-proprietário).

Fonte: Blog Leardi

Deixe seu comentário