Colocar um imóvel à venda, ou até mesmo para alugar, pode ser um processo tranquilo, rápido e sem transtorno desde que o proprietário conheça bem os passos para anunciar o seu imóvel. Para quem está pensando em anunciar seus imóveis para vender ou alugar um imóvel, é normal pensar que essa é uma tarefa fácil, e portanto, que considerar dispensável o intermédio de um corretor de imóveis ou imobiliária. Mas a verdade é que a negociação de imóvel envolve diversas etapas, para as quais o corretor de imóveis está preparado para orienta-lo em todas as etapas da negociação.
1º passo: valor de mercado
Na hora de vender ou alugar um imóvel, é preciso, primeiramente, saber o seu valor de mercado. Então, neste momento, o proprietário (vendedor ou locador) procura por uma avaliação do imóvel.
O primeiro passo é consultar em Portais Imobiliários de sua região, imóveis no mesmo perfil de sua propriedade, levando em consideração a metragem, número de dormitórios, vagas de garagem, idade, acabamento e localização.
2º passo: avaliação do imóvel
Já com a base de preço em mente, solicitar a avaliação de pelo menos três corretores de imóveis ou imobiliárias localizadas próximas do imóvel.
Com o valor já definido, deve iniciar o processo de venda ou locação através das próprias imobiliárias ou corretores que avaliaram seu imóvel.
3º passo: divulgação do imóvel
Como a exclusividade não é uma obrigatoriedade, o proprietário deve ampliar a divulgação de seu imóvel para o máximo de imobiliárias e corretores que sentir confiança.
Normalmente, esse proprietário deveria ir até as imobiliárias pessoalmente, ou até mesmo ligar, mas este processo se tornaria cansativo e burocrático.
Por isso, Portais do Grupo SP Imóvel oferecem uma excelente alternativa, onde é possível com apenas um único cadastro, divulgar para todas as imobiliárias filiadas aos portais. Hoje são mais de 1.500.
O anúncio é direcionado, exclusivamente, para as imobiliárias e corretores parceiros do Grupo, principalmente, as imobiliárias próximas do imóvel. Portanto, o proprietário não terá o trabalho de buscar, ligar e visitar as imobiliárias. E o melhor de tudo: o anúncio é gratuito e por tempo indeterminado.
O cadastro do imóvel é completo. O proprietário descreve todos os detalhes do imóvel, endereço, contatos e também pode inserir as fotos.
Com esta ampla divulgação às imobiliárias, o processo de venda se torna muito mais ágil. Não importa em qual imobiliária o cliente seja atendido, seu imóvel estará lá para ser oferecido. Clique aqui para o cadastro.
Uma dica: solicite que as imobiliárias anunciem seu imóvel nos Portais.
Mas, então, o que NÃO é sugerido fazer?
Não é indicado criar um anúncio direto ao consumidor final. Por não ter um acompanhamento profissional especializado em todo processo de venda ou locação pode ser arriscado tanto para o vendedor como para o comprador ou locador e locatário.
Outro detalhe importante para ressaltar é sobre a visita ao imóvel. Procure sempre estar acompanhado de um corretor, pois costuma ser mais seguro, visto que o cliente costuma ter um pré-cadastro na imobiliária com seus dados. anunciar seus imóveis
Portanto podemos concluir que divulgar o anúncio de seu imóvel direto ao consumidor final pode ser bem arriscado. E procure sempre ter o acompanhamento de uma imobiliária especialista no mercado imobiliário nos processos de venda e locação.