IGP-M Acumula Alta de 7,54% em 2022

Banner do Brokers com convite para cadastro e vantagens exclusivas

O IGP-M é o indicador mensal que mede o nível de atividade econômica do país, que engloba os principais setores da economia, e já acumula alta de 7,54% no ano de 2022.

É o principal indicador responsável pelo reajuste dos alugueis no setor imobiliário, sendo divulgado desde a década de 40.

Neste mês de maio de 2022 o IGP-M variou 0,52%, ante 1,41% no mês anterior acumulando uma alta de 7,54% no ano e de 10,72% em 12 meses. No mesmo período de 2021, o  índice havia subido 4,10% e com alta de 37,04% em 12 meses.

Variação % acumulada em 12 meses ( dados da FGV)

IGP-M Acumula Alta de 7,54% em 2022

Banner com informações sobre resgate de presentes e publicidade imobiliária

O IGP-M é calculado da seguinte maneira:

O cálculo do IGP-M, leva em consideração a variação de preços de bens e serviços, e de matérias-primas utilizadas na produção agrícola, industrial e construção civil. O resultado do IGP-M é a média aritmética ponderada da inflação ao produtor (IPA), consumidor (IPC) e construção civil (INCC).

– Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA);

– Índice de Preços ao Consumidor (IPC);

– Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).

Os pesos de cada um dos índices componentes correspondem a parcelas da despesa interna bruta, calculadas com base nas Contas Nacionais – resultando na seguinte distribuição:

– 60% para o IPA;

– 30% para o IPC;

– 10% para o INCC;

Para cálculo específico do reajuste de alugueis, foi criado o IVAR(índice de variação de alugueis residenciais).

Criado e calculado pela Fundação Getulio Vargas, ele mede a variação mensal dos alugueis nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Sendo um aprimoramento da estatística dos aluguéis residenciais do FGV IBRE.

Em maio de 2022 o IVAR subiu 0,59%, estando muito próximo ao IGP-M que subiu 0,52%. Representando uma desaceleração se comparado aos 0,89% do mês anterior.

Analisando o gráfico podemos observar que a única cidade que teve redução do índice foi São Paulo, as outras capitais tiveram crescimento.

Fique sempre atento aos índices que são relacionados ao mercado imobiliário, eles devem direcionar as negociações dos profissionais do mercado. E servem como referência a todos os profissionais e empresas do mercado imobiliário.

Deixe seu comentário