Confira as 19 principais siglas do mercado imobiliário

Banner do Brokers com convite para cadastro e vantagens exclusivas

Corretor de imóveis fizemos uma lista com as siglas mais utilizadas no mercado imobiliário que você precisa conhecer.

Corretor de imóveis entender as siglas do mercado imobiliário poderá te ajudar a entender melhor sobre os processos e as etapas que envolvem a negociação de um imóvel e as taxas aplicadas, principalmente quando envolvem créditos e financiamentos imobiliários.

Para deixar você um pouco mais familiarizado com as siglas, vamos explicar algumas das siglas mais utilizadas no mercado imobiliário significa. Vamos lá?

1- Alvará – mercado imobiliário 

Documento emitido pelo órgão público que autoriza a construção de um projeto arquitetônico. Há também o alvará de funcionamento, voltado a construções com finalidade comercial.

2 – Averbação

Ela é feita no Cartório de Registro de Imóveis, sempre que é feita alguma alteração estrutural no imóvel, por exemplo.

Banner com informações sobre resgate de presentes e publicidade imobiliária

3 – Habite-se – mercado imobiliário 

Termo se refere ao documento que certifica que o imóvel foi construído de acordo com as regras da prefeitura local. Quem faz o pedido é o próprio proprietário ou a construtora. Depois, uma vistoria é feita para averiguar se a construção condiz com o que foi projetado inicialmente.

4 – Hipoteca

É quando alguém coloca o imóvel como garantia para o pagamento de uma dívida. Caso o débito não seja pago, a hipoteca poderá ser efetivada e o imóvel transferido ao credor.

Ela é feita no Cartório de Registro de Imóveis, sempre que é feita alguma alteração estrutural no imóvel, por exemplo.

5 – FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)

Tem a função de proteger o trabalhador através da abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho, caso o trabalhador seja demitido sem justa causa. Em alguns casos, pode ser usado na compra da casa própria.

6 – SAC (Sistema de Amortização Constante)

A sigla SAC se trata do Sistema de Amortização Constante. Esse sistema permite que as parcelas fixas do financiamento imobiliário se reduzam ao longo do tempo. Dessa forma, a ideia é que a primeira parcela seja a mais alta, já a última seria a mais baixa de todas, mas a amortização da dívida continua a mesma.

7 – IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano)

Este é um imposto cobrado das pessoas que possuem um imóvel urbano, pode ser casa, apartamento, sala comercial ou qualquer imóvel localizado na região urbana.

8 – TR (Taxa Referencial) – mercado imobiliário 

Taxa de juros de referência criada no Governo Collor de Mello, cujo objetivo era combater a hiperinflação da época.

A Taxa Referencial é anunciada mensalmente pelo Banco Central do Brasil. Os bancos se baseiam nessa taxa para decidir sobre sua política de juros. Consequentemente, essa taxa também afeta os processos imobiliários. É essa taxa que permite o monitoramento da situação financeira do País, impedindo o aumento da inflação.

9 – IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado)

Indicador das variações de preços no Brasil no decorrer do ano; este Indicador é medido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV – IBRE).

10- ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis)

Tributo municipal obrigatório com o qual o munícipe deve se responsabilizar ao comprar um imóvel.

11 – INCC (Índice Nacional de Custo de Construção)

A sigla INCC significa Índice Nacional de Custo de Construção, trata-se de uma taxa calculada em uma frequência mensal pela Fundação Getúlio Vargas. É essa taxa que mede a variação do preço dos produtos que serão utilizados em uma construção de empreendimento habitacional.

Por isso, as parcelas do imóvel residencial que ainda esteja em construção podem se alterar conforme os preços dos insumos adquiridos para a construção.

12 – INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor)

Responsável por demonstrar a variação do custo de vida no Brasil, com recortes específicos.

13- RI (Registro de Incorporação) – mercado imobiliário 

O Registro de Incorporação nada mais é do que um documento indispensável no mercado imobiliário. Feito pelo incorporador junto ao cartório de registro de imóveis, esse documento permite a comercialização do imóvel, estando ele ainda na planta ou sendo construído.

O documento RI também serve para descrever as características do projeto habitacional. É nele que deve ser informado todo o memorial descritivo, assim como a distribuição dos cômodos, etc.

14 – SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos)

Essa sigla significa Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos, essa modalidade de financiamento também inclui o SFH, sigla que explicaremos aqui. O SBPE está disponível em praticamente todas as instituições financeiras do País. É uma possibilidade que usa os rendimentos da caderneta de poupança para emprestar recursos financeiros para quem quer comprar imóveis por meio de um financiamento.

15 – SFH (Sistema Financeiro da Habitação)

O Sistema Financeiro de Habitação favorece as classes menos privilegiadas da população, isso porque disponibiliza crédito para financiamento com juros mais baixos. É um instrumento de fundamental importância para acesso à moradia, especialmente para a população de menor renda.

16 – SFI (Sistema Financeiro Imobiliário) – mercado imobiliário 

Órgão vital do mercado imobiliário responsável por garantir o seu bom funcionamento e a acessibilidade a indivíduos que queiram financiar um imóvel.

17 – Pé direito

O pé direito de um imóvel é a medida entre o piso e o teto. No padrão brasileiro, o pé direito costuma ser de 2,7 metros em quartos, cozinhas e banheiros e 3 metros em salas e corredores. Uma variante da expressão é o pé direito duplo, o que significa que a medida é o dobro do comum.

19 – Bônus – mercado imobiliário 

Vamos homenagear os maiores influenciadores do Mercado Imobiliário!

E acreditamos que você, corretor(a) de imóveis, é a melhor pessoa para nos dizer quem produz conteúdo de qualidade, independente da quantidade de seguidores.

Bônus para quem votar – Pensando na frequente capacitação profissional do Mercado Imobiliário, disponibilizamos de forma gratuita a nossa revista digital com conteúdos exclusivos para todos aqueles que contribuírem com sua indicação.

Corretor de imóveis após ler este artigo, com certeza ficará muito mais fácil entender um pouco mais do mercado imobiliário. Não Deixe de participar dos maiores eventos do mercado imobiliário – Confira aqui!

Deixe seu comentário