Pontos importantes ao fazer empréstimo com garantia de imóvel?

O empréstimo com garantia de imóvel é uma opção muito interessante para quem tem um imóvel e está buscando empréstimo, pois, justamente por ter um imóvel como garantia, oferece melhores condições, possibilitando a tomada de valores mais altos e também taxas de juros mais baixos. Essa linha de crédito pode ser utilizada para aquisição de um novo imóvel, reforma de um imóvel atual, construção ou para outros fins, que não tenham a ver com o mercado imobiliário.

O primeiro passo para você fazer este tipo de empréstimo é o de planejamento financeiro: levantar quais são as suas atuais receitas, quais são os seus gastos, levantar eventuais dívidas, e, a partir disso, levantar qual o valor necessário para empréstimo e quanto você consegue arcar por mês para pagar as parcelas.

Feito este planejamento e com a documentação pessoal e do imóvel em mãos, o passo seguinte é o de pesquisar este empréstimo em diferentes instituições financeiras.

Onde eu encontro o empréstimo com garantia de imóvel?

Uma dica muito importante para você que está buscando empréstimo é a de não deixar a inércia (ou o famoso “piloto automático”) atuar. Em outras palavras, é de evitar buscar o empréstimo apenas nas instituições financeiras nas quais você tem conta, pela praticidade.

Da mesma forma como a pesquisa e comparação de preços para qualquer produto ou serviço deve ser feita antes de qualquer compra/contratação, a mesma coisa deve acontecer com os empréstimos. Pesquise, compare, simule e só assim tome a decisão!

Além dos bancos tradicionais, o empréstimo com garantia de imóvel pode ser encontrado em bancos menores e também em fintechs.

Fintechs: ótimas opções para buscar empréstimos

Se você nunca ouviu a expressão “FinTech” não se assuste! Cada vez mais você verá ela presente no seu dia a dia. Esta expressão foi criada a partir das palavras Financial (Financeira) e Technology (Tecnologia). Em outras palavras, o termo fintech refere-se a soluções que unem tecnologia e finanças.

Dentre o universo fintech, existem diversas soluções, tais como contas digitais, plataformas de investimentos, aplicativos de controle financeiro e as fintechs de crédito. Estas últimas nasceram como excelentes opções para pessoas e empresas que estão em busca de empréstimos e financiamentos, fazendo toda a contratação no formato digital, e, ainda melhor, com condições que podem ser mais interessantes do que nos bancos tradicionais.

Utilizando o empréstimo com garantia para adquirir um novo imóvel

Engana-se quem pensa que um empréstimo com garantia de imóvel não pode ajudar, também, na aquisição de um imóvel novo. É muito comum um proprietário querer adquirir um 2o imóvel e não ter recursos para tal, sendo assim obrigado a vender seu imóvel atual.

Muitas vezes uma venda rápida para aproveitar uma oportunidade, faz com que o imóvel vendido não obtenha seu real valor de mercado. Em outras palavras, pode-se “queimar” o imóvel. Com o empréstimo com garantia, o comprador pode colocar seu imóvel atual como garantia, levantar o recurso e adquirir o novo, eventualmente até à vista. Dessa forma, ele pode vender seu imóvel antigo com calma, conseguindo um valor de venda mais condizente com o valor de mercado.

Utilizando o empréstimo com garantia para valorizar o imóvel atual

Outra possibilidade de utilização dessa linha de crédito, é para reforma e valorização do imóvel. Todos sabemos que um imóvel novo ou reformado tem um valor de mercado maior que um imóvel antigo. Ao utilizar o recurso para reformar um imóvel, você está valorizando seu patrimônio e, se desejar, poderá vendê-lo por um valor muito melhor do que o mesmo imóvel valeria antes da reforma.

Mas afinal, qual é o melhor banco para fazer empréstimo com garantia de imóvel?

Infelizmente não há uma resposta para esta pergunta que sirva para todo mundo. Por conta de fatores como score de crédito e tipo do imóvel oferecido, as condições acabam mudando de pessoa para pessoa.

Por isso, o que você deve fazer para responder esta pergunta para você mesmo é pesquisar e simular, seja nos bancos tradicionais, seja nas fintechs, onde você encontra o valor que você está buscando, qual o valor e qual a quantidade das parcelas, e, principalmente, qual a taxa de juros.

Deixe seu comentário