O que levar em conta na hora de comprar um imóvel?

Comprar um imóvel, seja para moradia ou investimento, é uma decisão marcante. Quando você busca por imóveis à venda em Porto Alegre, por exemplo, os resultados apresentam uma série de atributos das casas e apartamentos, além dos condomínios e, é claro, da região onde a unidade está localizada.

No entanto, quais são os fatores para levar em conta na hora de comprar um imóvel? Quais itens o brasileiro valoriza antes de concretizar essa operação? Em quais comportamentos você pode se basear para tomar a sua decisão?

Morar perto de serviços básicos

Em primeiro lugar, morar perto de supermercados e de farmácias. Esses dois critérios ainda são os mais importantes para a qualidade de vida de quem decide comprar um imóvel, conforme um levantamento da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) divulgado em 2022 e considerando as transações realizadas em 2021.

De fato, a proximidade com serviços básicos – como os que envolvem alimentação, higiene e saúde – deve ser um dos pontos de atenção. Seja para um único morador ou para uma família inteira, a facilidade na rotina conta muito durante os dias corridos.

Se você está perto desses lugares que são acessados com frequência, como mercado e farmácia, significa que seus custos com deslocamento serão menores. Além disso, o fácil acesso simplifica e agiliza a vida das famílias, impactando justamente na qualidade de vida.

Comprar um imóvel perto do trabalho e com mais espaço

Também nessa linha, outros dois fatores fazem com que os brasileiros aceitem pagar mais na hora de comprar um imóvel, desde que os critérios sejam atendidos: morar perto do trabalho e em um lugar mais arejado e conectado com o meio ambiente.

Especialmente com a pandemia, a procura por imóveis com mais espaço livre ganhou mais força. O público passou a exigir que mesmo os apartamentos ofereçam mais lugares para office, descanso ou mesmo reunir amigos e família.

Uma tendência, por exemplo, são os apartamentos garden, ou seja, unidades com jardim privativo e atrativos como quintais, piscinas e outros diferenciais de lazer. Segurança, privacidade e valorização do imóvel são alguns dos pontos positivos dessa categoria de imóvel.

Além disso, comprar uma casa que esteja estrategicamente próxima ao local de trabalho é uma prioridade, ainda que o trabalho híbrido e o sistema remoto tenham ganhado espaço nos últimos anos.

Tanto na jornada de uma ou duas vezes no escritório, quanto no período integral de trabalho, ter a possibilidade de se locomover a pé ou rapidamente de carro ou bicicleta significa economia e tempo otimizado. E quem não gosta dessa combinação, não é mesmo?!

Selecione suas preferências para as condições do imóvel

Definir suas prioridades de bairro e região antes de comprar um imóvel é imprescindível, mas saiba que sem selecionar quais condições do imóvel estarão de acordo com as suas necessidades a sua procura será bem mais difícil.

Simplificar esse processo significa estabelecer suas preferências e de que tipo de espaço você vai precisar. Tamanho dos dormitórios? Segurança com alta tecnologia? Área verde? Sala de jantar maior? Espaço para home office?

O primeiro passo é listar aquilo que você necessita e, em outra lista, aquilo que você não abre mão. Depois, é hora de buscar imóveis que se encaixam completamente na primeira lista e, depois, ir riscando as prioridades da sua lista “extra”.

Na jornada de compra dos brasileiros, por exemplo, o uso de tecnologia de ponta para segurança é o principal item pelo qual pagariam mais para tê-lo na nova casa. Dormitórios e sala de jantar maiores e mais áreas verdes no imóvel também compõem esse ranking de características relevantes do imóvel.

Dê atenção ao meio em que vai comprar o imóvel

Por fim, uma das dicas mais importantes para se levar em consideração no momento de comprar um imóvel é o meio pelo qual você vai adquirir esse bem.

A compra de imóvel com imobiliária foi uma solução escolhida por 50% dos brasileiros que participaram do estudo, o que mostra as facilidades e a relação de confiança que é estabelecida.

Entender que uma transação tão importante e complexa deve ser conduzida por quem entende do assunto é fundamental. Quando o comprador opta pela intermediação de uma empresa especialista no ramo imobiliário, ao invés de tratar diretamente com o proprietário, ele tem acesso ao atendimento especializado, suporte jurídico e o apoio geral em cada fase da compra.

Essa série de vantagens permite que a escolha, a decisão e a efetivação da compra se tornem fluxos bem mais fáceis e seguros, facilitando a vida de proprietários e compradores.

Portanto, na hora de comprar um imóvel leve em consideração essas dicas e analise com cuidado cada particularidade envolvida em um dos momentos mais importantes da vida dos brasileiros.

Deixe seu comentário