O cliente tem pressa? Veja como vender um imóvel rápido!

O corretor de imóveis com um pouco de experiência já conhece a situação: o proprietário está de mudança, ou viu uma grande oportunidade ou simplesmente precisa do dinheiro da venda do imóvel com urgência. É uma situação comum relativamente comum. Logo, é preciso saber como vender um imóvel rápido, preservando o valor do imóvel e satisfazendo o proprietário e o comprador.

Principais problemas com negociações corridas

Ter a necessidade de vender um imóvel em um prazo muito curto pode ser um problema. O principal problema é a retenção do valor do imóvel. O pensamento inicial já é conhecido. Se é preciso vender o imóvel rapidamente, então vamos reduzir o preço e torna-lo irresistível. A estratégia é válida e pode até ser sugerida pelo proprietário em alguns casos. Mas este não é o único problema quando falamos em valor do imóvel.

Como já discutimos neste blog, existem várias maneiras de valorizar um imóvel. Seja através de pequenas reformas como pintura, trabalhos de jardinagem, pequenos consertos elétricos e hidráulicos, entre outros. A decoração e o home staging também são grandes aliados no momento de dar um “up” no visual e, consequentemente, valorizar o imóvel. Mas, qual o fator chave para qualquer um destes processos? Eles precisam de tempo.

Sim, pintar algumas paredes pode exigir apenas um ou dois dias. A limpeza do jardim (capina, poda de árvores) também pode ser feita em um dia por um bom profissional. Mas, definir a cor da tinta, fazer a compra, achar um bom profissional vai demandar tempo. O mesmo vale para o processo de jardinagem, encontrar um bom profissional que possa fazer tudo à um preço bacana pode não ser tão simples.

O agravante é o seguinte: essas reformas deverão estar no anúncio do imóvel. Logo, se for necessário dois dias para encontrar um bom pintor e definir a cor da pintura. Executar o serviço em apenas um dia (algo bem rápido). Fazer a limpeza no dia seguinte (quarto dia) e fotografar o imóvel no quinto dia.

No fim das contas, o anúncio só seria publicado no seria publicado 5 ou 6 dias após o primeiro contato com o cliente! E ninguém que tem pressa quer perder tanto tempo assim!

Estratégias interessantes para venda de imóveis rapidamente

Como visto anteriormente, vender o imóvel rapidamente não é um desafio por si só. Manter o valor do imóvel será o maior problema. Algumas das dicas que veremos visarão simplesmente manter o valor do imóvel. Através de reformas que poderão ser executadas após as fotos sem descaracterizar o imóvel.

Outras dicas que veremos terão como objetivo simplesmente responder a pergunta: “como vender um imóvel rápido?” Ou seja, são dicas que visam definir passos que devem ser tomados para agilizar o processo. Sem ter um impacto direto no valor do imóvel.

1. Execute reformas de pequeno impacto visual

Se você quer conquistar o cliente e reter valor do imóvel, reformas sempre serão boas ideias. Já vimos que grandes reformas serão complexas em um tempo pequeno. Mas existem algumas reformas que podem ser feitas. Vazamentos em torneiras e tubulações de acesso relativamente fácil são um ótimo exemplo.

Outro exemplo são móveis fixos e planejados (que ficarão no imóvel após a venda). Alguns clientes gostam de abrir estes móveis para verificar a situação dos mesmos. Logo, portas, travas, algumas prateleiras e trilhos e guias de gaveta são de conserto rápido e relativamente barato. Pode valer a pena consertar, especialmente se o proprietário tiver tempo para o mesmo.

No mais, converse com o proprietário e indique reformas e consertos que são baratos e que agregam valor ou atraem o interesse de clientes. Evite apenas reformas que podem tornar o imóvel muito diferente do que é visto nas fotos (que serão tiradas quase imediatamente).

2. Se prepare para visitas: Foco na limpeza e organização

Oriente seu cliente a deixar o imóvel limpo e organizado ao longo das próximas semanas. Você e ele esperam que vários clientes interessados sejam levados ao imóvel. E você deve avisar o proprietário com antecedência no caso de eventuais visitas. Mas, devido à pressa para a venda do imóvel, nem sempre será possível avisar com dias de antecedência. Portanto é bom sempre ter em mente que pode aparecer um interessado a qualquer momento.

3. Separe todos os documentos necessários para a negociação

Não é nenhum segredo que a parte burocrática da venda de imóveis exige tempo. Mas, existem maneiras óbvias de agilizar o processo. Peça que o proprietário encontre comprovantes de quitação do IPTU, o registro do imóvel, certidões negativas e outros documentos essenciais para conclusão da venda do imóvel.

Tudo isso facilita o processo de venda por dois motivos. Um cliente ficará mais interessado ao perceber que o imóvel está totalmente livre de impedimentos e pode ser negociado. Ou seja, ele não ficará tão desconfiado da necessidade de velocidade na negociação. Além disso, ter estes documentos em mão facilitará no processo de formalização da venda.

4. Antes das fotos, considere uma decoração

O processo padrão de captura de fotos de imóveis para a venda envolvem três passos básicos:

-Limpeza e organização do espaço;

-Despersonalização do local (deixando o mesmo o mais neutro possível);

-Nova decoração com elementos já disponíveis no local (ou peças novas de baixo custo).

Todos estes passos podem ser feitos antes da captura das fotos. Se o cliente te contatou em determinado dia, você já pode pedir que o mesmo agilize as duas primeiras etapas. Ao visitar o cliente, possivelmente no dia seguinte, você deverá ajudar um pouco nesta decoração, utilizando plantas e peças que o cliente já possua. Tentando deixar o local mais atrativo para a venda.

E, em seguida as fotos podem ser tiradas. O interessante é que estes passos não exigem tanto tempo e, portanto, ainda podem (e devem) ser executados.

5. Capriche no anúncio e divulgue em todo lugar

Tirou ótimas fotos? Criou aquela descrição incrível? Perfeito! Agora não se esqueça de divulgar este anúncio e diversos portais imobiliários e em todas as redes sociais utilizadas pela sua imobiliária. Além disso, não se esqueça de colocar o anúncio no seu próprio site.

Para agilizar este processo ainda mais você pode utilizar o ville Imob. Com ele publicar o anúncio em vários portais imobiliários será mais fácil, graças à ferramenta de integração de portais. Na hora de publicar nas redes sociais, basta contar com a ferramenta de integração social. Assim o processo de publicação em diversos locais pode ser concluído em pouquíssimos cliques.

Se quiser ver tudo isso, faça hoje mesmo um teste grátis e comece a vender imóveis com mais rapidez e eficiência.

Fonte: Blog ville Imob