Trabalhar com venda ou locações de imóveis? Esta é uma pergunta que todo corretor de imóveis se faz. Mas afinal, qual seria a melhor opção? Aqui, depende muito da situação, sobretudo de como anda o cenário do mercado.
É claro que as vendas imobiliárias rendem muito mais dinheiro ao profissional, por outro lado, o processo de locação acontece de forma muito mais rápida. Isso significa, na prática, que é possível fechar diversos negócios em um curto período de tempo.
Versatilidade na profissão de corretor de imóveis
O mais recomendável é que o profissional seja versátil e consiga trabalhar com vendas de imóveis, bem como com locações. Até mesmo porque o setor de locação pode ser uma continuidade das vendas de imóveis.
Por exemplo, se você já tem a confiança da sua carteira de clientes, você pode se apresentar como um profissional para administrar o patrimônio deles, apontando a locação como uma boa alternativa. Assim, você não se limita a apenas uma área de ganho.
Agora, para tirar ainda mais suas dúvidas, confira, abaixo, como está o mercados de vendas de imóveis e de locação e veja como é a comissão do corretor em cada uma das situações:
Mercado de vendas de imóveis
Em primeiro lugar, você precisa saber como funciona o esquema de comissão em caso de vendas de imóveis. Aqui, vale destacar que a comissão varia conforme o tipo de imóvel. Então, em áreas rurais, a comissão é de 6% a 10%. Por sua vez, a comissão de imóveis urbanos e industriais é de 6% a 8%.
Observando o cenário econômico dos últimos três anos, o mercado de vendas imobiliárias anda em ritmo lento em comparação ao período de 2004 a 2013. Isso deve ser levado em consideração na hora da escolha.
Mercado de locação de imóveis
Enquanto as vendas imobiliárias não apresentam um resultado satisfatório, o mercado de locações, segundo o CRECI-SP trilha um caminho oposto.
Quanto ao ganho sobre locações, o profissional ou a imobiliária recebe geralmente o equivalente ao valor de 1 aluguel ao realizar uma locação. Em caso de locações de um imóvel de temporada, isto é, com prazo de até 90 dias, a comissão tem outros números.
Se a imobiliária também presta o serviço de administração da locação a comissão gira em torno de 10% sobre cada aluguel e pode ir até 20% em caso de modalidade de aluguel garantido. Trabalhar com Locação pode ser uma excelente alternativa para a imobiliária, pois se trata de uma renda constante e estável, que poderá estar ajudando nas despesas fixas de seu escritório ou até mesmo obter relativa lucratividade.
Embora os valores sejam bem menores do que os de venda, a pesquisa do Secovi-SP aponta para este dado interessante: o índice de velocidade de locação varia entre 19 dias e 48 dias, ou seja, um período bem mais curto do que a média das vendas de imóveis. Mais informações sobre comissão de corretores podem ser obtidas aqui.
Potencializar tanto suas vendas como locações
No mercado você poderá contar com várias ferramentas e soluções para lhe ajudar tanto nas vendas como nas locações. Você poderá utilizar uma Plataforma completa com ferramentas integradas no estilo “tudo bem um” como o ville Imob, ou ainda utilizar um composto de soluções que ajudam nas rotinas de seus negócios como o Google APPs for Work.
E então corretor, avalie adequadamente qual a melhor opção para o seu perfil e necessidades atuais, se é somente venda, somente locação ou trabalhar com as duas modalidades. Esperamos tê-lo ajudado.