O Corretor de Imóveis de ontem e o do futuro

No dia 27 de agosto, comemoramos o dia do profissional Corretor de Imóveis, aquele que tem chave para realização de um sonho ou até mesmo possui a chave certa para os negócios imobiliários.

O corretor de imóveis é o profissional responsável pelas transações imobiliárias, seja a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis.  A profissão é regulamentada pela Lei Federal nº 6.530/78, no qual determina que para se tornar um profissional do mercado imobiliário é necessário cursar o técnico em transações imobiliárias (TTI).

Há quem diga que a profissão do corretor de imóvel não vai mais existir? Será mesmo? Será que não será necessário apenas se reinventar, como já vem acontecendo com os profissionais do ramo e diversas outras áreas?!

A tecnologia proporcionou mudanças no comportamento e no modo de viver das pessoas, além de transformar o modo de cada um consumir os produtos e serviços. E a tão falada tecnologia entrou de vez no dia a dia de cada um. Ah, e no mercado imobiliário não poderia ser diferente. A transformação digital mudou até mesmo o modo que as pessoas passaram a encarar suas casas. A profissão de corretor de imóvel já passou por tantas transformações e com certeza ainda vão vir muitas outras.

Para quem não sabe, a profissão de corretor de imóvel, que antigamente era conhecida como Intermediadores de Negócios existe desde a época colonial do Brasil, pois os senhores de engenho ou os fazendeiros precisavam mudar de cidade e os pequenos armazéns serviam de ponto para anúncio.

Após este período, com a urbanização das cidades no Brasil surgiram diversas fábricas e as vilas de operários. E com o aumento considerável de pessoas nestes locais, se fez necessário contar com apoio e suporte de um Intermediador de Negócios, que passou a chamar-se de Agente Imobiliário até chegar ao que conhecemos hoje: Corretor de Imóvel.

Acesse aqui e veja um pouco mais do cronograma da profissão de corretor de imóveis.

A atividade evoluiu e os imóveis passaram a ser divulgados nas páginas de classificados dos jornais sem foto e apenas com uma breve descrição e que nem sempre conseguiam atingir o público-alvo.  Com o passar dos anos, a popularização da internet também alcançou o mercado imobiliário e os imóveis passaram a ser divulgados através dos Portais Imobiliários. Onde é possível colocar fotos e vídeos, além de detalhar com o máximo de informação sobre o imóvel.  Aproveite e acompanhe o artigo: Qual é a importância dos Portais Imobiliários com foco na região da compra do imóvel?

Porém é ilusão achar que a tecnologia por si só é capaz de resolver todos os desafios do mercado imobiliário.  Mas sem dúvidas a evolução tecnológica beneficia o setor com ferramentas poderosas para alavancar os negócios e fidelizar os clientes que estão cada vez mais exigentes conscientes do poder de compra.

O corretor de imóveis do futuro vai muito além do uso dessas ferramentas. A compra de um imóvel é uma decisão financeira muito importante na vida das pessoas, já que um imóvel é um bem de valor alto, e neste momento é muito importante contar com um profissional, qualificado para transmitir confiança e segurança neste processo que é tão importante, mas ao mesmo tempo complexo.

Os corretores de imóveis que desejam alcançar o sucesso precisam aprender a viver em meio às mudanças tecnológicas e estarem sempre em busca por conhecimento e inovação. Além de se manterem bem informados e capacitados. Por exemplo, é importante que o corretor se aprofunde nos assuntos relacionados ao mercado imobiliário, tais como financiamento imobiliário, valorização ou depreciação de imóveis, marketing digital.

Todo esse conhecimento pode ser adquirido por meio de networking, participações em feiras e eventos, palestras, realizando cursos relacionados com o setor imobiliário e até mesmo cursos de marketing.

Uma alternativa muito interessante e que pode ser um diferencial é o corretor de imóvel se tornar um especialista em um determinado segmento, como por exemplo, pode se especializar em imóveis de alto padrão, imóveis populares, locação comercial.

Outra grande tendência no mercado e que mais uma vez a tecnologia é a principal aliada. Perder clientes potenciais é uma situação comum que acontece no dia a dia do corretor de imóveis e o Grupo SP Imóvel lança uma solução que promete impulsionar os negócios no mercado imobiliário e evitar esta perda.

A plataforma de parceria leva a melhor experiência no processo de compra e venda de imóveis. PARCERIAS é a tendência para o mercado imobiliário. Há muito tempo nos países da Europa, Estados Unidos, entre outros, as PARCERIAS fazem parte do cotidiano dos profissionais imobiliários para agilizar os processos. Acesse aqui e confira tudo sobre a nova ferramenta do Grupo SP Imóvel.

Portanto, cada vez mais, fica provado que a tecnologia permite que os corretores de imóveis sejam profissionais mais competentes e produtivos. Percorrendo assim, caminhos eficientes que possam se preparar para o futuro.

Aproveite para conferir dois artigos importantes no Blog do SP Imóvel.

 Então, mantenham-se atualizados, capacitados e atentos para não desperdiçar os negócios.

 Para exercer a profissão de corretor de imóvel é preciso?

 Para exercer a profissão de Corretor de Imóvel é necessário atender os requisitos previstos na Lei Federal nº 6.530/78 e ser registrado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis, o famoso CRECI.

Pré-Requisitos:

– Ter mais de 18 anos de idade

– Ter concluído o Ensino Médio

– Formação no curso Técnico de Transações Imobiliárias (TTI).

Deixe seu comentário