Aprenda a calcular o valor de locação do imóvel

Determinar o valor de locação do imóvel é uma tarefa delicada, principalmente no atual momento de baixa que vivemos na economia.

Com pouco dinheiro circulando e muitos imóveis disponíveis no mercado para locação, os valores de aluguel podem oscilar muito e é preciso atenção para conseguir um bom preço.

E para que você saiba como obter um bom valor na locação do seu imóvel, fizemos essa lista com tudo que você deve analisar antes de anunciar seu imóvel no mercado! Vamos lá?

A regra básica para calcular o valor de locação do imóvel

A princípio, para chegar no valor de locação de uma casa ou apartamento é preciso considerar um valor que gira em torno de 0,5% a 0,6% do valor de venda do imóvel. Esse valor é líquido, ou seja, sem incluir encargos como IPTU e condomínio.

Essa é a regra mais básica, porém, após o cálculo desse valor, ainda existes alguns fatores que influenciam no valor de locação do imóvel aos quais você deve prestar bastante atenção. São eles:

Preço praticado pelo mercado

Antes de anunciar seu imóvel, é preciso avaliar os valores de locação praticados na região onde ele se encontra. Se for um apartamento, veja se alguma outra unidade do prédio está sendo alugada e procure saber qual o valor. É importante lembrar que as últimas unidades de prédios costumam valer mais do que as demais.

Caso seja uma casa, procure pelo valor de aluguel de outros imóveis no bairro para ter uma ideia. Lembrando que, no caso de uma casa, nem sempre os imóveis serão similares (mesma área, número de quartos, acabamento, etc.).

Por isso, fique atento às condições do seu imóvel. Se ele estiver recém reformado, por exemplo, a valorização será maior.

Localização do imóvel

Outro fator muito importante para determinar o valor de locação do imóvel é a localização do imóvel e a infraestrutura do bairro. Se a região onde o imóvel se encontra for bem localizada e possuir boas vias de acesso, permitindo que o trânsito flua, o valor do aluguel será mais alto.

Além disso, fatores como comércio próximo, farmácias, padarias, escolas, meios de transporte público e segurança da região podem ser um plus a mais e valorizar o aluguel da sua casa ou apartamento.

Valor do condomínio e IPTU

Por último, é essencial considerar o valor do condomínio, quando aplicável, e do IPTU antes de escolher o preço do aluguel. Caso o IPTU já esteja pago, por exemplo, isso pode ser passado no valor do aluguel, fazendo um acréscimo.

No caso de apartamentos, os itens que o condomínio oferece, os espaços de lazer disponíveis, o uso de equipamentos de segurança e de elevadores e a presença de porteiros também influenciam o cálculo do valor de locação.

E caso você ainda tenha dúvidas e queira calcular o valor exato que seu imóvel vale no mercado, uma boa pedida é contar a ajuda de um avaliador imobiliário certificado pelo CRECI. Este profissional fará a precificação do imóvel de acordo perícia realizada no local e um pesquisa de mercado.

Fonte: Blog Rankim

Quer aprender mais sobre locação de imóveis?Clique aqui

Deixe seu comentário