Vale a pena anunciar um imóvel no final do ano?

Com o recesso de fim de ano se aproximando, os proprietários muitas vezes se perguntam se devem manter as suas propriedades no mercado. Ou caso ainda não tenham anunciado, se devem esperar até o primeiro dia útil do ano?

O senso comum pode sugerir que você não tente mesmo vender um imóvel durante a temporada de férias. Potenciais compradores de casas estão preocupados demais com festas, compra de presentes ou planejando férias. Com tudo isso acontecendo, simplesmente não há tempo para andar por aí com um Corretor visitando imóveis.

Mas com a internet, smartphones, tablets e nosso estilo de vida “sempre conectado”, esse cenário pode estar mudando. A realidade é que a temporada de venda agora ocorre o ano inteiro.

Aqui vão os alguns argumentos para convencer o proprietário a anunciar um imóvel durante as férias.

Os compradores de hoje nunca param de pesquisar on-line

Hoje, os compradores sérios estão sempre à procura – e os feriados não são exceção. Eles podem verificar os últimos anúncios no portais imobiliários antes de dormir, ou em outras situações do dia a dia.

Nosso estilo de vida agitado também desempenha um papel importante. Muitos compradores trabalham pesado, e não entram no “modo férias” até o último minuto. Mesmo durante a pausa para as férias, eles ainda arrumam um jeito de trabalhar. Para eles, não existe essa coisa de se “desconectar”. Então, por que não continuar a acompanhar os anúncios de imóveis também?

A competição é menor

Apesar desse nosso estilo de vida corrido, muitos vendedores ainda acreditam que os compradores não querem ser incomodados entre o Natal e o Reveillon. Ao mesmo tempo, proprietários que colocaram seus imóveis à venda, muitas vezes estão fora durante as férias.

O efeito prático disso é que a disponibilidade de bons imóveis é apertada nesta época do ano. Portanto, há menos concorrência para os vendedores, num momento em que compradores motivados estão lá fora procurando – e, sem dúvida, desejando que houvesse mais propriedades para ver.

O imóvel não vende? Agora é a hora de baixar o preço ou mudar a abordagem

Se o imóvel está no mercado há meses, a maioria dos compradores e seus Corretores poderão enxergá-lo como estagnado ou muito caro, e irão ignorá-lo, não importa o quanto ele seja bom.

Nesse caso, é hora de agir, e os feriados de fim de ano podem ser uma grande oportunidade de mudar o curso. Reduzir drasticamente o preço, ou corrigir deficiências que estejam criando barreiras, podem ser determinantes para vender a propriedade. Se você recebeu ofertas mais baixas no início, mas não estava disposto a aceitá-las, ou fica ouvindo que existem problemas com o imóvel, este é um bom momento para mostrar ao mercado que você está ouvindo, e que leva a negociação a sério. Os compradores motivados e desesperados por uma boa oportunidade verão o imóvel com outros olhos.

Gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário!