Embora muita gente diga que é sempre melhor pagar algo que é seu – quando o assunto é imóvel – o aluguel também tem suas vantagens. Confira!
Morar em um imóvel próprio é o sonho de todo brasileiro. Mas será que a compra desse imóvel é mesmo a melhor solução? Embora muitos considerem o aluguel ‘dinheiro jogado fora’, ele também tem suas vantagens. Carlos Samuel de Oliveira Freitas, advogado imobiliário e diretor da Primar Administradora de Bens listou prós e contras de ambas as opções para ajudar a resolver esse dilema. Confira:
Aluguel
Vantagens:
1. Flexibilidade: o aluguel permite que o morador aceite propostas de trabalho em outras cidades, já que é rápido encerrar o contrato.
2. Necessidades: se a família aumenta ou os filhos saem de casa é mais fácil trocar o imóvel por um que atenda as novas necessidades da família.
3. Investimento: o valor que seria usado na compra pode ser investido resultando em rendimentos suficientes para pagar o aluguel e ainda sobrar.
4. Padrão: alugando é possível morar em um imóvel de padrão mais alto do que o bolso permite comprar. A manutenção é por conta do proprietário.
Desvantagens
1. Renda: morar de aluguel compromete cerca de 30% da renda.
2. Parcela: em alguns casos o valor do aluguel pode superar o do financiamento, sendo que o imóvel alugado não será propriedade do inquilino.
3. Instabilidade: Se o proprietário decidir que não quer mais alugar o imóvel, o inquilino será obrigado a deixá-lo. Além disso, ér preciso autorização do proprietário para fazer qualquer alteração no bem.
4. Reajustes: aluguel sofre reajustes anuais e essas alterações podem dificultar o pagamento.
Financiamento
Vantagens
1. Estabilidade: você não precisará se mudar toda ver que o proprietário quiser o imóvel de volta. Mudanças freqüentes afetam muito a rotina de toda a família.
2. Investimento: o dinheiro pago nas prestações é um investimento, já que ao final, o imóvel será seu.
3. Contrato: no financiamento o contrato é mais previsível e permite que o comprador saiba com antecedência os valores das parcelas até quitar o imóvel.
4. Planejamento: com gastos fixos da parcela, é mais fácil organizar o orçamento mensal.
Desvantagens
1. Gastos: a casa própria acarreta maiores custos de manutenção ao longo do tempo.
2. Juros: os juros podem fazer com que o proprietário pague pelo imóvel mais do que ele vale.
3. Custos extras: com o financiamento é preciso desembolsar mais dinheiro para arcar com os custos da escritura, taxas administrativas, impostos, etc.
4. Entrada: para obter o financiamento é preciso dar um valor de entrada, ou seja, é preciso poupar esse dinheiro com disciplina e paciê
Por Equipe InfoMoney