Concessionárias facilitam o acesso, que podem ser feitos por telefone ou Internet
Rio – Quando o comprador pega as chaves do imóvel que comprou na planta, ele tem uma relação de serviços que precisará acionar. Os principais são luz e gás, que dão o pontapé inicial para que comece nova etapa na casa que tanto sonhou. Na maioria das vezes, as informações estão disponíveis no manual do proprietário, entregue pelas construtoras quando os moradores recebem a unidade.
Se você não tem paciência para ler o informativo, saiba que hoje está cada vez mais fácil solicitar os serviços. Na CEG, por exemplo, é possível pedir por telefone e até pela Internet. Será agendada a visita do técnico à residência para ativar o fornecimento.
Vale lembrar que na data marcada é necessário ter um aparelho como fogão ou aquecedor para que o gás seja liberado para uso. Na hora da marcação, é preciso apresentar documentos de identidade, CPF, endereço completo do imóvel e telefone para contato. A solicitação pode ser feita pelo 0800 2477 66 ou www.ceg.com.br.
Na Light, o cliente precisa se dirigir a uma das agências e solicitar o serviço, após a construtora ter adotado todas as providências necessárias para ligar energia das áreas comuns dos prédios e cadastro das unidades consumidoras do empreendimento.
A partir daí, basta informar o endereço da instalação entregar documento de identificação com foto e o CPF. De acordo com a concessionária, o prazo de ligação será de, no máximo, dois dias úteis para áreas urbanas. Os clientes podem entrar em contato com a Light pelos seguintes canais de atendimento: Agência Virtual e Clique-Light (www.light.com.br) ou Disque-Light Comercial 0800 282 0120.
Construtoras orientam proprietários
O manual do proprietário tem explicações detalhadas da unidade, incluindo áreas que não podem ser alteradas. O documento traz o passo a passo de como pedir ligações de energia e gás.
As construtoras Labes Melo e Santa Cecília adotam o modelo. No Barra Top Life, empreendimento com 50 apartamentos que será entregue em novembro, os proprietários vão receber o material. Segundo o diretor da Labes Melo, Tácito Melo, as orientações agilizam o acesso aos serviços.
O mesmo aconteceu no Bora Bora Barra, da Santa Cecília. Os proprietários foram informados por meio do manual até qual posto da Light procurar. A construtora informou que na assembleia para instalação do condomínio,funcionários de empresas terceirizadas da CEG ajudam na solicitação do serviço.
Agência móvel vai até moradores dos novos empreendimentos
A Light tem um serviço especial para facilitar ainda mais a vida de quem acabou de receber o imóvel. Em parceria com as construtoras, a concessionária leva uma Agência Móvel para atender todos os moradores no mesmo dia. O procedimento é feito com um pré-agendamento e acordado entre as partes.
A empresa também dá dicas de como economizar energia, como optar por lâmpadas fluorescentes. Ao comprar a geladeira, dê preferência a modelos com o selo Procel, além disso instale-a em locais afastados da parede, sol e fogão. Não deixe a porta do refrigerador aberta e evite abri-la várias vezes. Outras dicas de economia são: não guardar alimentos quentes e sem tampas, e evitar forrar as prateleiras, pois dificulta a circulação do ar.
A concessionária explica ainda que é necessário manter a borracha de vedação em bom estado. Um teste muito simples é colocar uma folha de papel entre a porta e fechar. Puxe o papel. Se sair facilmente é sinal de vedação em mau estado. Nesse caso, é preciso trocar a borracha. Mais dicas podem ser encontradas no site www.light.com.br.
Por: Cristiane Campos
Fonte: O Dia