O isolamento social está fazendo você repensar o seu modo de agir e onde você quer chegar? Com certeza, após a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) nada será igual, nem mesmo o mercado imobiliário e seus profissionais. Estamos sendo bombardeados por um grande volume de informações e ferramentas, o que facilita a comunicação em tempos de afastamento social, ao mesmo tempo em que gera muitas dúvidas.
Em períodos como esse, as ferramentas digitais aproximam ainda mais as pessoas e, através delas, damos velocidade as nossas demandas, otimizando o nosso tempo. Já parou para pensar que boa parte das atividades do nosso dia a dia já estava no mundo virtual, muito antes da pandemia?
Temos como exemplo o Google Earth, que facilita em muito a busca por um determinado imóvel. Hoje, basta digitar o endereço e pronto, estamos lá, olhando para o imóvel. Além disso, é possível identificar toda a infraestrutura da região. Se desejarmos ir até o local, ele te dá o caminho e conversa com você durante todo o percurso.
O mesmo acontece no mercado imobiliário. Na avaliação do imóvel, precisamos pesquisar, identificar, analisar e determinar o valor de um imóvel. A vistoria ou visita ao imóvel é o primeiro passo na avaliação imobiliária, o momento em que o corretor de imóveis identifica as benfeitorias, detalhes, entende melhor este imóvel e todos os pontos que são necessários para a sua avaliação.
Em vez de passar o dia todo deslocando-se de um imóvel a outro, anotando todas essas informações num bloco para reunir todas as informações e cruzar manualmente até chegar na elaboração do laudo, as ferramentas digitais estruturam e analisam automaticamente esse conjunto de dados, dando ao corretor velocidade de pesquisa e otimizando o seu tempo, em um clique.
O Avalion, startup de avaliação imobiliária, é uma dessas ferramentas que ajudam no trabalho do corretor de imóveis, por meio da elaboração de relatórios completos, alinhados à realidade do mercado, com personalização.
A ferramenta disponibiliza duas opções para determinar o valor de um imóvel, sem que o corretor de imóveis tenha que se deslocar até o local: a Opinião de Mercado e o Laudo de Avaliação. No primeiro, o corretor de imóveis apresenta as amostras e entrega uma média baseada num método. No segundo, são apresentadas as fichas técnicas da amostra utilizada, com todas as características e fotos do imóvel, armazenados na base de dados do sistema.
Existem ainda outros serviços disponíveis aos corretores de imóveis. O mapa digital oferece a localização, posição do lote, guia amarela, IPTU, tudo isto na palma da mão. Os tours virtuais fazem com que o comprador visite o imóvel em casa, através da tela. Empresas fazem a vistoria do imóvel remota ao comprador, que orienta a visitação e visualiza os detalhes do imóvel em tempo real.
A assinatura e os contratos passam a ser digitais, os registros seguem para o mesmo caminho e, no futuro, a contratação de financiamento imobiliário? Novas experiências, até mesmo as indesejadas, redefinem comportamentos e atividades, mudando a percepção e transformando os critérios e as escolhas. Solidarizando-se com a sociedade, essa é a chance para o mercado imobiliário “entrar de cabeça” no mundo digital, tornando-se menos burocrático e mais acessível em todas as suas etapas.
Por Paulo Roberto de Oliveira – CEO do Avalion, plataforma online de avaliação imobiliária:
Acesse: www.avalion.com.br