A importância do geomarketing na hora do aluguel

Diversas ferramentas facilitam a escolha do ponto comercial para sua loja, e dessa forma, te ajudam a ganhar destaque sobre a concorrência

Ter um local diferenciado, bem planejado, próximo da circulação de pessoas é ideal para quem deseja vender bem. Afinal, não há nada mais importante para um negócio do que ser visto. Mas como saber se localizar e conseguir se destacar no setor de empreendimento? O geomarketing, assim como outras ferramentas, auxiliam na escolha do melhor ambiente para seu negócio.

O geomarketing consiste na utilização de mapas e análise de dados para escolher qual o melhor local para montar o seu negócio, levando em conta fatores importantes para a rentabilidade da empresa.

Abrir uma unidade em um local próspero, perto de casas ou em uma região central pode ser um dos objetivos da utilização do geomarketing como estratégia de lucro, seja na capital ou no interior do estado. Antes de abrir uma empresa, pensar na localidade e nos custos e despesas da demanda são estratégias para evitar prejuízos e poder economizar em aluguel.

Desenvolver ações de marketing em regiões específicas determinadas dentro de uma cidade ou bairro, entender a sua localidade e poder usá-la a seu favor também pode ser influenciada através da ferramenta.

Ter, ainda, a percepção do que mais ou menos vende, dependendo da rua, bairro, cidade ou região, pode auxiliar na demanda ou não antes mesmo da venda; saber como está a procura e dessa forma, investir de acordo com a rentabilidade de um produto específico.

A viabilidade da ferramenta permite que se identifique, por exemplo, o tamanho do mercado; qual é a concorrência em números reais e também onde ela está localizada geograficamente.

Outro fator a ser destacado é a análise do público-alvo, sua localização e qual é o perfil das pessoas que possam se enquadrar como compradoras da empresa. A pesquisa atua como facilitadora para que, cada vez mais, os empreendedores conheçam seu público e também seu local de vendas.

Consultorias de geomarketing investem também na análise de dados de compra e gasto médio dos moradores da região, para saber quanto as pessoas ao redor do imóvel estão dispostas a gastar, e de que forma. A análise ajuda a identificar qual sua chance de venda na região e se os moradores estão dispostos a comprar e se interessar pelo seu empreendimento.

A análise de dados de consumo, assim como da localização geográfica, merece destaque para o auxílio na hora de escolher onde vender. O Sebrae desenvolve a pesquisa Potencial de Consumo, que apura os hábitos de consumo de determinadas regiões.

Essa ferramenta pode ser utilizada a nível de ruas, bairros, cidades e até estados, ajudando o cliente realizar decisões mais assertivas e positivas na hora de empreender. Por isso, é uma utilidade a mais na hora de acertar onde montar seu negócio e como vender mais.

A própria escolha do ponto comercial depende do valor do aluguel, localização e reforma; então cada tipo de empreendimento deve ser pensado antes de ser alugado ou comprado.

A análise do valor do imóvel, do preço médio para a região e da possível rentabilidade em torno de um determinado local ajudam a economizar a demanda de investimento, e dessa forma, poder realocar o capital para o próprio negócio.

O geomarketing ajuda a tomar decisões mais positivas para economizar dinheiro e ao mesmo tempo, possibilitar maiores rendimentos de venda.

Deixe seu comentário